Seguidores

Arquivo do blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AÇÕES GOVERNAMENTAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS Cordeirópolis, 10, de agosto de 2009 João Pacífico recebe homenagens no seu centenário João Pacífico que completaria 100 anos no dia 5 de agosto recebeu uma homenagem na Assembléia legislativa de São Paulo, nesta sexta-feira, 7 de agosto, no auditório Franco Montoro. A apresentação comoveu todos que acompanharam o evento. Na abertura foi lida uma biografia sobre o poeta do sertão, João Pacifico, onde foi citados detalhes da vida simples que Pacifico sempre levou. Em seguida, o Grupo de Teatro Pingo d’Água de Cordeirópolis, apresentou um trecho da peça Uma Gotinha de Saudade que é baseada na vida e obra de Pacifico. O grupo de teatro cordeiropolense emocionou a todos, inclusive a apresentadora e amiga de Pacifico, Enezita Barroso que acompanhou as homenagens. Várias duplas sertanejas também interpretaram canções de João Pacifico, como Cabocla Tereza, Mourão da porteira e Chico Mulato. As canções foram acompanhadas em coro pelo publico. João Pacífico, cujo nome de batismo era João Batista da Silva, nasceu em Cordeirópolis, no Estado de São Paulo, em 5 de agosto de 1909, é considerado um dos maiores compositores da música caipira brasileira, com mais de 1.200 músicas que foram gravadas por vários cantores. Estiveram presentes à solenidade também além da cantora e apresentadora Inezita Barroso, o deputado Marcos Martins , a secretária municipal de Governo de Cordeirópolis Rita Sillman, secretário de Educação José Adinan Ortolan, a vereadora Fátima Maria Celin, a representante da Casa da Cultura de Cordeirópolis Maria Aparecida Oliveira de Souza e o chefe de gabinete da prefeitura de Osasco Luciano Lub. ___________xxx__________ Prefeitura Municipal de Cordeirópolis Assessoria de Imprensa Praça Francisco Orlando Stocco, 35, CEP-13490-970 Telefone: 3546-5538

PS: Não sabia que Cabocla Teresa era uma composição de João Pacifico. Muito menos quem era JP, até assistir o espetaculo O Poeta do Sertão em 2006. Muito bom quando o poder público se propoêm a resgatar a História de seu povo, principalmente dos pobres e marginalizados, como foi até pouco tempo um dos maiores compositores de nossa música.

Um comentário:

  1. JoãoPacífico, inclusive, também me parece ser limeirense, pois à época de seu nascimento o bairro do Cascalho pertencia a Limeira.

    ResponderExcluir