Seguidores

Arquivo do blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DICA DE FILMES

Feira de Filmes é uma loja de DVDs voltados para as lutas populares e sociais. A loja tem um acervo enorme de filmes alternativos, independentes e de temáticas de esquerda e revolucionária. Quem quiser adquirir, o endereço eletrônico é: feiradefilmes@gmail.com ou pelo telefone:11-6621-5033. Vou publicar aqui sinopse de dois DVDs por dia, mas a lista completa é só pedir que a loja envia".
“Linha de Montagem” de Renato Tapajós
Documentário sobre as greves em São Bernardo do Campo, em São Paulo, de 1979 á 1981, momento onde foi revelado o o líder sindicalista Luís Inácio “Lula” da Silva, que mais tarde se tornaria o presidente do Brasil. Também foi o momento em que o PT se transformou numa força política relevante para o Brasil.
"A Morte do Trabalhador" de Michael Glawogger
Da Ucrânia à Indonésia, passando pela Nigéria, China e Paquistão, esta é a viagem ao mundo dos trabalhos precários. O documentário propõe revelar o trabalho manual, e muitas vezes invisível, realizado nas mais extremas condições. As imagens, impressionantes, lembram as fotografias de Sebastião Salgado. São cinco histórias: os “Heróis” de Donbass, na Ucrânia, onde um grupo de pessoas passa os dias arrastando-se em minas de carvão ilegais; os “Fantasmas” de Java, na Indonésia, onde homens enfrentam um vulcão, ainda ativo, em troca de enxofre; os intrépidos “Leões” nigerianos convivem diariamente com sangue, fogo e odores nauseabundos no matadouro onde trabalham; os “Irmãos” de Gaddani, no Paquistão, desmantelam um gigante petroleiro abandonado e, a esperança de um “Futuro” radioso na China, onde os trabalhadores metalúrgicos receiam ser uma espécie em extinção. Cinco retratos do trabalho manual pesado, cada vez menos visível neste tecnológico século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário