Seguidores

Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CURSO DE JORNALISMO CULTURAL

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE JORNALISMO CULTURAL E HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA NO CULTURAL DA RIACHUELO O Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Porto Alegre) está com inscrições abertas para dois novos cursos a serem ministrados em setembro pelo jornalista Fabio Gomes, editor do blog http://somdonorte.blogspot.com e dos sites www.jornalismocultural.com.br e www.brasileirinho.mus.br:
JORNALISMO CULTURAL - No curso, voltado para jornalistas e estudantes de Jornalismo, são abordados conceito e histórico do Jornalismo Cultural, os gêneros de textos próprios deste ramo do jornalismo (comentário, crítica, resenha, nota, reportagem, ensaio), apuração, entrevista, redação, veículos especializados em cultura e cobertura cultural na imprensa diária. Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257, Centro), dias 1, 8, 15, 22 e 30/9 (terças), das 19h às 21h30. Valor: R$ 200,00 (parceláveis em até 3 vezes). Desconto de 20% para estudantes. Inscrições: pelo e-mail culturaearte@icbna.com.br ou pelo telefone 51-4009-2307.
PANORAMA HISTÓRICO DA MÚSICA BRASILEIRA - No curso, aberto para o público em geral, é oferecida uma visão de conjunto sobre a evolução dos principais gêneros musicais brasileiros, vistos em paralelo com os principais fatos da História do país, de 1500 até hoje. No programa, Primórdios, Era do Rádio, Bossa Nova & Anos de Chumbo e Fase Atual. Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257, Centro), dias 2, 9, 16 e 23/9 (quartas), das 19h30 às 21h30. Valor: R$ 160,00 (consulte parcelamento). Desconto de 20% para estudantes. Inscrições: pelo e-mail culturaearte@icbna.com.br ou pelo telefone 51-4009-2307.
O curso de Jornalismo Cultural voltou a ser realizado em Porto Alegre, em agosto, no próprio Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, depois de um intervalo de três anos. O curso foi desenvolvido por Fabio Gomes em 2005, por solicitação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Naquele mesmo ano foi realizado em Belém (PA), a convite da Fundação Getúlio Vargas, e em Porto Alegre, na Fundação dos Administradores do Rio Grande do Sul - FA.RS. Outras edições já aconteceram em Santa Catarina (nos SESCs de Jaraguá do Sul e Blumenau) e em Rio Branco (AC), dentro da programação do Festival Varadouro. Outras informações: http://www.jornalismocultural.com.br/curso.htm Já o curso Panorama Histórico da Música Brasileira surgiu para suprir uma lacuna que Fabio Gomes constatou na maioria das abordagens sobre nosso passado musical: "Quase sempre os livros que tratam do assunto se atêm apenas a períodos muito específicos, como os anos 1930 ou a Bossa Nova, sem uma preocupação maior de situá-los numa linha de tempo mais ampla". O curso foi ministrado apenas duas vezes: na Semana Acadêmica de Comunicação e Artes da Universidade de Passo Fundo, em maio de 2004, e na Fundação dos Administradores do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em janeiro de 2005. Outras informações: http://www.jornalismocultural.com.br/panorama.htm Informações para a imprensa Contatos para entrevistas: Fabio Gomes51-3221-4940 Assessoria de Imprensa Brasileirinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário