Seguidores

Arquivo do blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

UMA EXPERIÊNCIA DE DEMOCRATIZAR A CULTURA

Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi: O cinema democrático do Cine Tela Brasil Por Blog Acesso Em 1995, o jovem casal de cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi já tinham produzido alguns curta-metragens e não sabiam onde exibi-los. A solução foi juntar os filmes feitos por eles e por alguns amigos, colocar numa Saveiro junto com um projetor de 16 mm, e sair pelas periferias de São Paulo fazendo algumas apresentações. Nascia o Cine Mambembe.
O projeto cresceu, ganhou todo o Brasil, tornou-se um documentário e já era grande demais para ser mambembe. Patrocinado pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), mudou de nome para Cine Tela Brasil e ganhou uma estrutura profissional.
A essa altura, os dois fundadores já exibiam filmes de sucesso em cinemas de todo Brasil, como Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade, além do próprio documentário Cine Mambembe - O cinema descobre o Brasil.
Incansáveis, Laís e Luiz acreditavam, a essa altura, que levar o cinema a lugares absolutamente carentes de cultura era importante, mas era preciso avançar. Foi aí que eles criaram as Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil. Os alunos dessas oficinas já produziram 84 curtas, sendo que 22 já foram exibidos em festivais.
Esses filmes também estão presentes no excelente Portal Tela Brasil que, além de tudo, é um site educativo para quem quer entender o cinema.
Conheça um pouco mais sobre a história daquele cinema improvisado em uma Saveiro que se tornou uma das salas de exibição mais visitadas do Brasil.
Leia a Integra da Entrevista: http://www.blogacesso.com.br/?p=1330 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário