Seguidores

Arquivo do blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

AÇÕES GOVERNAMENTAIS

Limeira quer união de prefeitos paulistas contra ocupações do MST e Sem-Casa; 2 mil casas vão ser construídas O prefeito de Limeira, Silvio Félix, irá propor aos prefeitos paulistas uma união para combater as ocupações dos movimentos dos Sem-Terra (MST) e dos Sem-Casa. A ideia foi anunciada durante reunião com entidades do município na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto. Participaram a ONG PreservAção, Ciesp/Fiesp, Aril, IAB Limeira, os secretários municipais Celso Gonçalves (Obras, Meio Ambiente e Agricultura), Ítalo Ponzo Júnior (Planejamento e Transportes) e Antônio Custódio de Oliveira (Habitação), e os vereadores Eliseu Daniel, presidente da Câmara, Farid Zaine, Silvio Brito e Piuí, além de André Pellegrini, da Secretaria de Meio Ambiente. A intenção de Silvio é reunir os prefeitos de municípios paulistas que também enfrentam problemas com ocupações do MST e dos Sem-Casa. A ideia surgiu após o prefeito de Limeira conversar com outros prefeitos, que relataram invasões em suas cidades. “O MST e os Sem-Casa criaram um movimento de invasões no interior paulista. Em todo o país há invasões, mas parece que a preferência deles é pelo interior paulista, por isso precisamos nos unir”, afirma Silvio. “Os integrantes desses movimentos costumam dizer que mais importante que as leis e as decisões judiciais é o movimento a que eles pertencem. Mas nenhuma instância no Brasil concorda com essa afirmação, a não ser eles próprios”, acrescenta o prefeito de Limeira. Silvio irá conversar com o presidente da Assembléia Legislativa, Barros Munhoz, e com os deputados estaduais, para que eles promovam uma reunião emergencial com os prefeitos paulistas sobre essa questão. “Limeira vai ser implacável e linha-dura com o MST e os Sem-Casa, para que nós possamos defender a população da cidade”, afirmou o prefeito. Lei habitacional
Durante a reunião, Silvio citou que nesta segunda-feira, 24 de agosto, deverá enviar à Câmara Municipal proposta de alterações na Lei Habitacional (nº 3.126/99). “A pontuação para conseguir a casa própria vai valer para os moradores que estão em Limeira há mais tempo. Esse vai ser o principal critério”, explica. As pessoas que já fizeram o cadastro na Secretaria da Habitação vão permanecer com essa inscrição. Além disso, a Prefeitura tem trabalhado com cooperativas de habitação e com programas habitacionais para promover a construção de mais casas em Limeira. A previsão é que sejam construídas cerca de 2 mil moradias nos próximos anos. Somando à iniciativa privada, a quantidade de casas construídas em Limeira poderá checar a 5 mil nos próximos anos. “Há um ano a Prefeitura vem trabalhando com uma liderança legítima e regular de pessoas que não têm casa própria, por meio do ex-vereador Nelson Caldeiras. Por isso, os Sem-Casa, com as atitudes que eles vêm tendo, não estão em busca do direito à moradia, mas fincando uma bandeira política”, finaliza o prefeito Silvio Félix. Ricardo Wollmer – Diretor de Imprensa, Rádio e TV (Mtb. 46.243)Assessoria Geral de Comunicações Prefeitura de Limeira/SP (19) 3404-9622 imprensa@limeira.sp.gov.br www.limeira.sp.gov.br
PS 1: O Governo Silvio Félix, insiste em não encarar a questão da Reforma Àgraria e da Politica Habitacional, com responsabilidade. Demonstra mais uma vez que não tem vocação para a Estadista e muito menos sabe lidar com a Democracia e com movimentos sociais. È liquido e certo de que nos dois casos citados o município é um dos principais causadores do acirramento dos conflitos. A ocupação no Horto Florestal pelo MST, já poderia ter terminado e ter tido um desfecho tranquilo e satisfatório a todos, não fosse desde o principio a intransigência do Executivo em propor dialogo, sério e propositivo, defendendo a Reforma Àgraria em terras da cidade, como forma de geração de emprego e renda. Ao contrario agiu e age com truculência, feito um búfallo desembestado. Já na questão habitacional, o múnicipio não tem politicas para diminuir o vergonhoso déficit há décadas. A situação de recessão e desemprego, força o surgimento de movimentos de moradia, que com a ausência de dialogo das autoridades não vê outra saída que não seja a ocupação de terra. Ao invés de tentar criminalizar movimentos, esconder os reais motivos de tamanha campanha de "salvar" o horto e a cidade, de "forasteiros" e outras bobagens utilizadas por esta administração, porque não prestigiar a organização popular, que cada vez cresce mais. Prestigiar praticando o respeito e o caminho da conversação.
PS 2: Leio com muita tristeza, que um dos maiores lideres populares da cidade, tem se comportado, em aceitar a política deste governo. Durante os quatro primeiros anos desta administração municipal, o então Vereador Nelson Caldeiras, foi ignorado e criminalizado, pelo executivo. Nunca ao longo deste periodo, soube que o munícipio reconhecia a liderança de Nelson e com ele discutia uma política Habitacional. Vejo que o Ex Vereador ou é ingênuo a ponto de acreditar ser este o caminho, ou caiu no canto da Sereia?.
PS 3: Gostaria de ver todo este empenho da Prefeitura Municipal em combater o "eixo" do mal Limeirense, ser canalizado para explicar, o caso do Funcionário Fantasma na Secretária de Cultura, o porque reduzir o expediente na Prefeitura, a Intransigência com os Guardas Municipais, e outras coisas mal explicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário