Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MOVIMENTOS SOCIAIS EM LUTO

Sem terra é assassinado durante despejo
Elton Brum foi morto com um tiro de arma calibre 12 durante o despejo dos 700 sem terra Da redação Um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi assassinado na manhã desta sexta-feira (21) no município de São Gabriel, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Elton Brum, de 44 anos, foi morto com um tiro de arma calibre 12 durante o despejo dos 700 sem terra que ocupavam a Fazenda Southall desde o dia 12 de agosto. O agricultor foi levado ao Hospital de São Gabriel pelos próprios policiais, que informavam que Brum fora vítima de um mal súbito. A versão, porém, foi desmentida pelo próprio hospital, que confirmou que a morte foi causada por disparo de arma de fogo. De acordo com a Brigada Militar, 14 pessoas ficaram feridas durante a ação. No entanto, o deputado estadual Dionilso Marcon (PT-RS), que acompanhou a identificação do corpo no hospital, garante que o número de feridos com estilhaços, espadas e mordidas de cachorros é maior do que o divulgado pela polícia. A ocupação da fazenda iniciou durante a Jornada Nacional pela Reforma Agrária e reivindicava a aplicação dos recursos para saúde, educação e infraestrutura nos assentamentos da região e desapropriação do restante da Fazenda Southall, que teve parte desapropriada em 2008. Eles também pediam a liberação imediata, na Justiça, das fazendas Antoniazzi e 33, em São Gabriel, para o assentamento das famílias acampadas no estado.
Na semana passada, também em São Gabriel, 250 integrantes do MST que ocuparam a Prefeitura da cidade foram despejados de forma truculenta e torturados pela Brigada Militar.
Segundo os sem terra, os policiais montaram um “corredor polonês” para que os manifestantes levassem socos e chutes dos policiais. Integrantes do MST acusam a Brigada Militar, ainda, de ter orientado o hospital do município a não atender os 50 sem terras que ficaram feridos e que receberam apenas cuidados rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário