Seguidores

Arquivo do blog

domingo, 23 de agosto de 2009

MIDÍA A SERVIÇO DE QUEM?

"Abaixo um email, que recebí de uma das lideranças do Movimento Humanista. Ele nos faz refletir sobre o peso que a imprensa dá, quando representantes das classes A ou ricas, são envolvidas em escandalos de Corrupção ou outros crimes como o Dr. Roger Abdelmassih, que é acusado de estuprar mais de 50 mulheres em seu próprio consultório, em comparação com pessoas das classes C, D ou E, e mesmo com militantes de esquerda. A brandura da cobertura mídiatica, quando Ricos estão em evidência, é assustadoramente vergonhosa, e denota a serviço de quem os meios de comunicação estão á serviço. O texto ainda chama a atenção da Classe Média, sempre entre os pobres e a idéia de ascensão ao reinado Burguês. Em um País, onde é pecado roubar um pote de manteiga para levar ao filho que passa fome, onde é permitido que crimes como o Dr. Roger, o do Banqueiro Daniel Dantas, da Dona da Daslú e outros, sejam tratados como pequenos deslizes, pela mídia, que cada vez mais se aproxima do ridículo de atentar a democracia e a Justiça".
Caros,
Essa rápida montagem é dirigida a todos, particularmente aos amigos de "classe média" ou outros que se deixam por vezes seduzir pelas campanhas moralistas da grande mídia, que acabam pensando que o Gabeira é "legal", o Ali Kamel um "inteletual" (pois seus opusculos recebem a mesma promoção de propaganda que um "Harry Potter").
Esse mail se dirige aos que acabam pensando que O Globo (ou a FSP ou o Estadão) estão mesmo preocupados com moral do Senado e a chamda "opinião pública'.Parece ultrapassado, mas não é: é mesmo de luta de classe que se trata: a classe que a grande mídia defende é a elite, ou seja ela mesma!
Vejam bem, por um lado um editorial de julho de 2008, em ocasião da operação da PF contra o banqueiro Daniel Dantas. Um dos muitos publicados naquele periodo para, por um lado, pedir o respeito das garantias constitucionais e, pelo outro, criticar a espetacularização das prisões. Preocupação, aliás, manifestada naquela ocasião pelo Presidente do STF.
Mas, quando o crime financeiro é dos pobres, os maleteiros do Galeão que agem ilegalmente como cambistas, eles merecem a humiliação da teatralização da prisão, sem nenhum editorial "garantista", nem declaração escandalizada de algum membro do STF.
Pelo contrário: prender banqueiro é um passo ideológico em direção ao Estado Policial. Prender maleteiro, é bendito "choque do ordem"!
Caros, não caiam na armaldilha do discurso moralista da elite e de sua mídia anti-democrática ! A corrupação está na imoralidade dos ricos que se apropriam a riqueza que apenas os pobres produzem
Abs
C. Max

Nenhum comentário:

Postar um comentário