Seguidores

Arquivo do blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

AÇÕES GOVERNAMENTAIS

Ronei conversa com o secretário adjunto do Ministério do Trabalho sobre o trabalho informal no setor de Jóia. Na segunda-feira (24/08) pela manhã o vereador Ronei Costa Martins do PT conversou com o secretário Adjunto Fábio José Bechara Sanches da Secretária Nacional de Economia Solidária, ligado ao Ministério do Trabalho. A reunião ocorreu no gabinete do Deputado Simão Pedro na Assembléia Legislativa de São Paulo, participaram do encontro os assessores Miguel e Vera do gabinete do deputado.
Ronei, presidente da Comissão de Assuntos Relevantes para estudar as condições de trabalho “informal” do setor de jóia, folheado e bijuteria em Limeira, iniciou a conversa fazendo uma exposição sobre o problema do trabalho informal no setor de jóia na cidade de Limeira. Relatou ao secretário adjunto a diligência feita na cidade em 10 de agosto com o Dep. Simão Pedro, tal ato constatou o trabalho informal de mulheres que são submetidas à exploração diariamente.
Posteriormente Ronei e Fabio e assessoria assistiram duas reportagens sobre o trabalho informal no setor de jóia. “Assim o trabalho da Comissão é paralelamente denunciar a exploração que essas trabalhadoras vivem e criar uma forma de produção pautada pela Economia Solidária” ressaltou Ronei.
Fábio ficou interessado na problemática exposta pelo vereador e afirmou que irá levar o caso ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi. Ele explicou sobre a dinâmica das cooperativas e também sugeriu vários parceiros como, por exemplo, a Universidade Federal de São Carlos e a UNICAMP entre outras instituições que podem apoiar e ajudar na efetivação dessas cooperativas. “É importante atuarmos nesse setor de jóia rapidamente, pois possibilitará uma autonomia dessas trabalhadoras com relação às empresas de jóia e ao atravessador, que muitas vezes deixa de paga pelos serviços prestados por essas trabalhadoras. Vamos analisar uma área na cidade e posteriormente iniciar o projeto. Não será fácil, mas quando iniciarmos o projeto as pessoas que trabalham no setor de jóia perceberam que trabalhar de forma conjunta é salutar para todas” afirmou Fábio.
Israel Aparecido GonçalvesChefe de Gabinete -Mandato Coletivo do Vereador Ronei Costa Martins(19)3404-7548 ou (19)8171-7239 Se você não desejar mais receber as informações do mandato coletivo do Vereador Ronei Costa Martins, envie um e-mail para roneimartins@camaralimeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário