Seguidores

Arquivo do blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MARINA SILVA COMUNICA DESFILIAÇÃO DO PT

Em entrevista coletiva no final da manhã desta quarta-feira (19), a senadora Marina Silva, do Acre, anunciou seu desligamento do Partido dos Trabalhadores, legenda da qual foi uma das fundadoras, há 30 anos. Marina lembrou sua história no PT, falou respeitosamente dos ex-correligionários e mencionou os embates que viveu no partido, ao militar em favor das questões ambientais, tanto quando ministra do Meio Ambiente, quanto como senadora. Ela reafirmou seu compromisso com um projeto de desenvolvimento sustentável para o país.
Marina evitou falar no ingresso em outra legenda ou numa possível candidatura à Presidência da República pelo Partido Verde.
- Agora eu me sinto livre para uma discussão em termos programáticos, de organização, tendo sempre a clareza que nenhum partido é perfeito, mas que as instituições precisam das pessoas, das virtudes, do seu empenho, para serem virtuosas - declarou, classificando sua decisão de "sofrida".
A senadora, que nos últimos meses defendeu o afastamento do presidente do Senado, José Sarney, disse que a mudança de posição da bancada do PT - que seguiu a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar sustentação a Sarney - não foi condicionante para sua desfiliação. À noite, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, afirmou em entrevista que seu partido não pedirá a cassação do mandato de Marina Silva, ainda que considere que ele pertence à legenda.
À tarde, o 3º secretário do Senado Federal, senador Mão Santa (PMDB-PI), leu em Plenário, no início da noite, mensagem enviada por Marina Silva na qual ela comunica ao presidente do Senado Federal sua desfiliação do PT.
Em 1984, Marina Silva e Chico Mendes fundaram a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre. Em 1985 ela se filiou ao PT, sendo eleita nos anos seguintes vereadora e depois deputada estadual.
Marina Silva exerce seu segundo mandato no Senado Federal, que termina em 31 de janeiro de 2011. O primeiro mandato da senadora começou em fevereiro de 1995. De janeiro de 2003 a maio de 2008 esteve licenciada do Senado para assumir o Ministério do Meio Ambiente, de onde saiu no dia 13 de maio de 2008, retornando então ao Senado.
Da Redação / Agência Senado(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Extraído: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=94415&codAplicativo=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário