Prefeito se reúne com membros do Conselho das Pessoas Deficientes e discute melhorias
O prefeito de Limeira, Silvio Félix, se reuniu nesta manhã, 31 de julho, com membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Deficientes (CMDPD). O secretário de Planejamento e Urbanismo e dos Transportes (interino), Ítalo Ponzo Júnior, acompanhou o encontro que abordou a localização do Centro Educacional “João Fischer Sobrinho”, anteriormente na região central da cidade e agora localizado na Rua Benedito Kühl, nº554, Vila Cláudia.
Além do secretário, participou da reunião o presidente do conselho, Joaquim Augusto Pereira Lazari. Os membros do conselho elogiaram a estrutura do prédio onde os deficientes são atendidos atualmente, entretanto para a área visual, o local não foi bem aceito, visto que os alunos realizam atividades externas como compras em supermercados, utilização do transporte público e também passeiam na praça. Dessa forma o Centro da cidade é o local ideal para eles aprenderem a se deslocar, visto que a Praça Toledo Barros foi reformada recentemente e conta com o piso próprio para orientar o deficiente visual.
Segundo o prefeito Silvio Félix, a prefeitura irá escolher um novo local na área central para o funcionamento da área visual, já a área surdez permanecerá no atual prédio. “Tudo isso será feito com o consentimento do conselho”, frisa o prefeito.
Outro assunto também discutido foi a questão do transporte especial. Segundo Ponzo, o conselho entende positivamente os novos ônibus adaptados para os deficientes físicos. “O município vai passar a gerenciar o transporte, por meio dos agendamentos, com o auxílio do conselho. A intenção é melhorar o serviço do transporte”, disse o secretário.
Ponzo explica que cerca de 10% da frota terá o ônibus adaptado. “Questões como quais linhas de ônibus o transporte especial integrará, e os locais onde esses ônibus passarão, como próximo às casas dos deficientes, serão discutidos juntamente com o conselho”.
Além desses dois assuntos, outro item conversado na reunião foi a reforma das calçadas na região central. O conselho elogiou o piso da Praça Toledo Barros e sugeriu outros testes e áreas diversas antes de a Prefeitura iniciar a reforma das calçadas no Centro.
O presidente do conselho agradeceu ao prefeito pelas melhorias que vem sendo realizadas nesta administração municipal e pelo bom relacionamento que o conselho vem tento com a Prefeitura, mas lembrou que ainda há muito que ser feito. Ele avalia positivamente as ações da Prefeitura e ressalta que é tudo de primeira qualidade.
Lazari também disse que foi positiva a troca de um membro do conselho. “O arquiteto de projetos Marcelo Moreira Ribeiro, da Secretaria de Planejamento, agora faz parte do conselho. A Prefeitura sempre vai ao encontro com as necessidades dos deficientes, seja ela da área visual, auditiva ou física”, finalizou o secretário.
Carolina Avi – Jornalista (Mtb. 54.028)
Assessoria Geral de Comunicações
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3404-9622
imprensa@limeira.sp.gov.br
www.limeira.sp.gov.br
PS: A questão de Politicas Públicas para Pessoas com Deficiência, sempre foi um belo de um factóide não só para esta administração, como para as anteriores. Fala-se muito, porque dá Ibope, e se faz pouco, e este pouco não soluciona os problemas de estrutura e alimentam uma politica no minimo integralista e não de inclusão. Os 10% da frota adaptados não devem ser para linhas especiais e não só para deficientes. Idosos e pessoas acidentadas ou adoentadas, tambem devem se beneficiar da medida. Segundo, deslocar os Deficientes para a Periferia da cidade, é no minimo esconder da população este segmento. Para mim é pura discriminação. Se tem recursos para compra de 17 imóveis, cuja função ainda é inexistente, um destes pode perfeitamente ser adaptado para as pessoas com deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário