Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

NOTICIA IMPORTANTE

Estão criando um pânico sem necessidade”, diz médico sobre a gripe suína
O número de casos da gripe A (H1N1) – também conhecida como gripe suína – na Região Norte do país gerou uma desconfiança: o estado do Pará apresentou muito mais casos que o estado do Amazonas, mesmo com as características geográficas semelhantes.
Enquanto alguns acreditam que a justificativa está na falta de orientação à população, outros defendem que o Pará recebe maior circulação de pessoas. Independente da causa, o Sindicato dos Médicos do Pará não vê motivos para pânico. O médico e diretor administrativo do sindicato, João Gouveia, disse que o estado está preparado para os casos da doença. Ele esclarece que a gripe A tem provocado alarde, mas que possui índices de mortes mais baixos que outras doenças. “Em termos de letalidade, ela [gripe suína] mata bem menos que a gripe comum.
O problema é que ela tem uma rapidez maior de instalação que a gripe comum. Mas, não acho que isto seja motivo de pânico. Esse medo está sendo criado sem necessidade.” O Pará registra aproximadamente 50 casos da gripe. Dentro da Região Norte do país, é o estado que possui mais casos. Uma campanha para evitar o contágio será realizada agora em agosto na rede pública de educação.
Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou que o Pará tem uma morte a cada dois dias de uma outra doença: a tuberculose, mesmo tendo tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário