"O texto abaixo é a integra do Editorial do Jornal de Limeira de Hoje. Relatando uma experiência voluntária da população, o Jornal levanta os problemas que a cidade enfrenta, com a ausência do executivo nas questões sociais. Sim, lazer tambem é uma questão de âmbito social, e há muito tempo que não há politicas nesta aréa, nem de recuperação dos proprios públicos, entregues a sorte de traficantes e vândalos. Exceto quando a sociedade se organiza, como no caso abaixo. Porém não é possivel substituir o estado, seja nesta ou em outras situações, de responsabilidades das autoridades eleitas. Nossos centros comunitarios e aréas de lazer estão abandonadas e deterioradas. Enquanto isto, o Prefeito espalha terror contra os movimentos sociais e os servidores públicos. È preciso que a população continue organizada sim, mas para cobrar que o municipio cumpra suas responsabilidades."
Editorial
03/09/2009 - 01:25
Autor: Redação JL
Protesto construtivo
Moradores do Jardim São Paulo deram um exemplo de independência e cidadania ao reformar a pista de bocha por conta própria. Não esperaram a Prefeitura de Limeira e meteram a mão na massa. Há, porém, uma ressalva a se fazer. Mesmo que as obras tenham sido realizadas com material doado, é inadimissível que as pessoas sejam obrigadas mexer no bolso para melhorar áreas de responsabilidade da administração pública.
Os moradores pagam altos impostos para ter qualidade de vida. A prefeitura não pode se omitir dessa maneira. Em todo o caso, soou como um veemente protesto a decisão de mudar o aspecto do local por conta própria.
Sem dúvida, muito mais proveitoso do que promover baderna. Porém, não se sabe se é capaz de sensibilizar os grupos políticos. Estes, geralmente se movimentam se recebem forte pressão - de preferência com barulho e bate-boca.
Se o protesto é silencioso e construtivo, corre o risco de ser solenemente ignorado. Tomara que a prefeitura não caia nesta armadilha. Agora, como estratégia, o prefeito Silvio Félix (PDT) poderia ir ao local, cumprimentar os moradores e oferecer ajuda para tornar o campo de malha ainda mais funcional.
A inauguração está prevista para ocorrer no sábado. Um ótimo dia para o prefeito fazer as inevitáveis considerações e anunciar reformas na região - a começar pela área do campo de malha. Depois poderia se comprometer a recuperar as praças esportivas - como a do Jardim Morro Branco. Enfim, apesar da falha, Félix tem uma chance de ouro de reverter a situação.
Fonte: Conselho Editorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário