Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A PERSONALIDADE

"Esta seção tem o objetivo de prestar homenagem a personalidades, culturais, políticas e sociais, do País, publicando obras ou biografias. Cada personalidade, ficará por uma semana com sua História na tela. O Blog aceita contribuições, é só manda-las para: revupoeta@yahoo.com.br ou revupoeta@gmail.com ".
MARIO PRATA
A OBRA DE HOJE
BESAME MUCHO (o Filme) APRESENTAÇÃO BESAME MUCHO conta a história de dois amigos, XICO (JOSÉ WILKER) e TUCA (ANTONIO FAGUNDES), que se casaram com duas amigas, OLGA (GLÓRIA PIRES), e DINA (CHRISTIANE TORLONI) e viveram sonhos, realizados ou não.
O filme começa na época atual, com a crise das relações dos dois casais: XICO está se separando de OLGA e TUCA está enlouquecido, ameaçando DINA com uma faca. A partir desses fatos, a história passa a ser narrada do fim para o começo.Primeiro vem o efeito e depois vão se descobrindo as causas.
XICO veio do interior para São Paulo e é escritor de sucesso. Só que seus livros são escritos por sua mulher OLGA, que também veio do interior, exilou-se em Paris em- 1968 e criou reputação como socióloga. TUCA é amigo de XICO desde a infância, permaneceu no interior como homem de negócios realizado e se casou com DINA, que escolheu ser esposa e mãe. Mas ela tem a cabeça cheia de ensinamentos religiosos e por isso vive as mais loucas fantasias sexuais na tentativa de auto-conhecimento.
As relações desses casais são mostradas como um retorno no tempo, com passagem por baile de debutantes, colégio de freiras, concurso de Miss Brasil, PT, machismo e feminismo, Marilyn Monroe, AI-5, as lutas políticas de 1968, a revolução de 64, namoros nas noites interioranas de domingo, ejaculação precoce e tudo o que foi importante na vida dos personagens.
Esse retorno mágico e realista no tempo, descreve a amizade entre dois homens—nascidos na mesma cidade do interior—que viveram a alegria dos anos 60, o desencanto dos anos 70 e a queda na real dos anos 80. Um retorno que, no final, chega às causas que fizeram dos personagens o que eles são: o namoro com as duas garotas, ingênuas e simples, ao som da música que dá nome ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário