Seguidores

Arquivo do blog

sábado, 19 de setembro de 2009

DICA DE FILMES

"Feira de Filmes é uma loja de DVDs voltados para as lutas populares e sociais. A loja tem um acervo enorme de filmes alternativos, independentes e de temáticas de esquerda e revolucionária. Quem quiser adquirir, o endereço eletrônico é: feiradefilmes@gmail.com ou pelo telefone:11-6621-5033. Vou publicar aqui sinopse de dois DVDs por dia, mas a lista completa é só pedir que a loja envia".
"Os anos JK" de Silvio Tendler
O filme aborda a história do Brasil: a eleição de JK, o nascimento de Brasília, o sucessor Jânio Quadros que renuncia, a crise política, o golpe militar e a cassação dos direitos políticos de Juscelino. O foco é a trajetória política de Juscelino Kubitschek, o "presidente bossa nova", popular entre os artistas, que propunha aceleração no desenvolvimento do país rumo á modernidade capitalista com um lugar entre as potências mundiais. O documentário é referência para estudantes e pesquisadores. Foi visto por 800 mil pessoas e ganhou vários prêmios.
“Getúlio Vargas” de Ana Carolina Teixeira Soares
Mostra o Brasil dos anos 30 a 50, com fatos marcantes como o suicídio de Vargas e a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. O filme se inicia com a leitura da famosa carta testamento de Vargas, na voz de Paulo César Peréio, contando também com música original de Jards Macalé. As imagens são montagens de antigos jornais cinematográficos produzidos pelo então DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Um filme extremamente atual para a discussão do populismo varguista e sua herança nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário