Seguidores

Arquivo do blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PASTOR DIZ QUE DIALOGO È TUDO

Opinião Saber dialogar 23/09/2009
Autor: Redação JL
Diálogo, acordo, interação entre duas partes. Contato ou discussão, onde quando um fala, o outro ouve e assim por diante. De acordo com outros dicionários, "a procura do entendimento".Para que usar dialogismos, em que terei de refletir, responder, reproduzir sentimentos, se posso decidir, ditar, determinar, dizer em voz alta e impor?Creio que a arte de dialogar pertence aos humanos racionais, que não fazem parte de uma seleção natural, em que o mais forte devora o mais fraco. E se o mais fraco quiser, "come grama". A história prova que sempre quando o diálogo é rejeitado, formas de ditaduras aparecem, em todos os níveis, quer sejam dentro de casa, no trabalho, nas esferas eclesiais e nos movimentos políticos e "solidários".A nossa língua não é de cão, em que quem é gato obedece. Tem que ser a do diálogo.
Há momentos em nossas vidas que as mudanças cosméticas não trazem resultados desejados. Não podemos maquiar a vida com prazeres transitórios para aliviar a dor. Não podemos manipular racionais como se fossem coisas. Não podemos ser gente arrogante e malvada, que define "os outros" como bons ou maus, nesse tom de maturidade, que, às vezes, não passa de imoralidade.Temos que pedir a Deus todos os dias que nos dê face de restauração, de diálogo, onde para o sofrimento do outro se responda com misericórdia.
A beleza do caráter tem que sobrepor a qualquer interesse particular. É aprender nos momentos tempestuosos a "doar a si".Dialogar é uma arte que até cães e gatos aprenderam, pois nas viagens e "andanças" por aí, vejo cães e gatos convivendo num tom amistoso, pois já são poliglotas. E neste mundo onde ainda temos tantos "analfabetos humanos" que têm a cara de pau de dizer que conversam com Deus e com anjos, e se esquecem do texto que diz: "Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos; se não tiver amor, nada serei".
A falta de diálogo, em qualquer área da vida, só prejudica. O aparente "silêncio seguro" só perturba e aumenta a tragédia. O verniz pode esconder temporariamente o dano já causado, mas, depois, o estrago irreparável aparecerá.Como humanos, temos consciência para enxergar a vida como ela é sem fingimentos, pois a vida é relacionamento. O resto não passa de detalhes.
Rev. Jonas Zulske Ministro presbiteriano
Fonte: Redação
PS: Respeito muito o trabalho Pastoral do Reverendo Pastor Jonas. E por acreditar ser ele um dos maiores seguidores do Cristianismo na cidade, voltado para a promoção da vjustiça e dos Direitos Humanos, penso que é hora do Pastor, puxar as orelhas de uma de suas ovelhas, que em 5 anos a frente do ponto mais alto do poder no município, não aprendeu ser tolerante, sensível com as causas populares e o principal dialogar com o diferente e o que pensa diferente dele. Penso que o Pastor Jonas deveria seguir o exemplo do Bispo Católico Dom Vilson, e intervir junto ao Prefeito Silvio Félix (o qual apoiou nas duas eleições), para que deixe a intransigência de lado e possa negociar o fim da greve dos Guardas Municipais, para que a Paz e a tranquilidade volte a reinar entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário