Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O QUE ESTOU LENDO NESTE MOMENTO?

O reencontro com a literatura A leitura sempre ocupou um espaço imensurável em minha vida.
Aprendi a ler com minha mãe e minha avó (que é praticamente uma semi-analfabeta e aprendeu com a vida) antes mesmo de se iniciar o processo de alfabetização escolar. Os gibis e as “historinhas” foram a porta de entrada ao magnífico mundo da literatura. Creio que, o que transformou a minha primeira ralação com a leitura, antes vista como recurso de diversão, numa forma capital de se adquirir conhecimento crítico, foi o contato aos quinze anos com uma obra fundamental para a minha formação como sujeito: O Manifesto Comunista de K. Marx e F. Engels. A partir daí, o espaço da literatura como modelo narrativo, começou a ser deixado de lado (hoje vejo como um erro) pra dar lugar a uma “ânsia acadêmica” que perdurou por muito tempo, culminando no ingresso na faculdade de Ciências Sociais. Quando iniciei o curso, qualquer possibilidade de contato com alguma obra de ficção foi ainda mais pormenorizado, uma vez que tinha que conciliar meu tempo entre o trabalho e o curso, que exige uma carga de leituras acadêmicas exaustivas.
No meio disso tudo senti um vazio que foi preenchido com a redescoberta de um poeta magnífico que ocupa um lugar de favorito dentre poucos que pude muito rapidamente degustar. Conheci Augusto dos Anjos ainda no ensino médio e a pouca importância que uma parte da crítica ainda insiste em preservar, me fez querer me debruçar mais sobre o autor. Hoje, novamente, “inventei” uma brecha no tempo pra que eu pudesse de novo sentir a angústia gritante dos seus versos e me reencontrar com a literatura.
Marcos de Lima: estudante de ciências sociais da PUC Campinas
TITULO: EU E OUTRAS POESIAS
AUTOR: AUGUSTO DOS ANJOS
EDITORA: L&PM
PREÇO: 13reais
PS: Para enviar comentários, sobre o livro que você esta lendo, basta um texto de no máximo 10 linhas e uma foto sua. E aí é só mandar: revupoeta@yahoo.com.br ou revupoeta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário