Seguidores

Arquivo do blog

terça-feira, 22 de setembro de 2009

MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOVIMENTO

Cidades Bancários ameaçam greve na 5ª feira 22/09/2009 - 01:43 Autor: Redação JL
Agências bancárias de Limeira devem paralisar os atendimentos a partir da próxima quinta-feira. A informação é do Sindicato dos Bancários de Limeira e Região. A entidade deu início ontem à campanha "Ou melhora, ou é greve". A medida é resultado de uma negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que apresentou propostas na semana passada reduzindo alguns benefícios da categoria. Em caso de greve, os serviços bancários terão que ser feitos somente pelo autoatendimento.
O corte, conforme informou a federação, visa diminuir o direito de auxílio-creche de 83 para 71 meses, reduzir em até 79% a participação nos lucros da empresa, retirar a estabilidade previdenciária, que impede a demissão do funcionário durante os dois anos que antecedem a aposentadoria, além de rejeitar outras reivindicações antigas da categoria - como aumento de salário e contratação de mais funcionários.
Uma assembleia está marcada para ocorrer amanhã na sede do sindicato. Caso não seja feito um acordo com a Fenaban, a greve deve ser deflagrada na próxima quinta-feira, por tempo indeterminado. "Esta é a quinta negociação que travamos com a federação. Até o momento, foi informado que as decisões não serão flexibilizadas. Como não podemos intervir, o jeito é mobilizar a população", diz a presidente do Sindicato dos Bancários de Limeira, Dalva Radeschi.
Na manhã de ontem, faixas sobre a greve foram colocadas em frente aos bancos do Centro. Panfletos e cartilhas sobre as reivindicações da categoria também foram entregues à população, que recebeu sacos com pipoca fazendo alusão ao tema do protesto: "Tá pipocando a greve".De acordo com Dalva, o atendimento poderá ser afetado.
Como ocorreu no ano passado, os bancários ficaram 15 dias em greve. Durante o período, os serviços só puderam ser feitos por meio do sistema de autoatendimento. "No ano passado, não houve uma negociação justa. Neste ano, esperamos uma mudança neste cenário", fala.Segundo ela, bancos públicos e privados sinalizaram que devem aderir à paralisação.
Atualmente, Limeira possui cerca de 600 bancários e 40 agências, que são pertencentes a sete instituições. São elas: Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, HSBC, Banco Mercantil e Caixa Econômica Federal (CEF). "Sindicatos de todo o País adotaram a campanha, que visa lutar por melhorias para a categoria e, em contrapartida, para a população", cita Dalva.
Fonte: Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário