“Vícios e Virtudes” retoma programação do Teatro Vitória
Nesta sexta-feira, 4 de setembro, o Teatro Vitória apresenta um espetáculo cênico que propõe um diálogo entre dança, música e literatura: “Vícios e Virtudes”. A apresentação marca a retomada da programação anual após a suspensão das atividades no mês de agosto devido à medida de prevenção contra a proliferação do vírus influenza A, mais conhecido como gripe suína.
A obra mostra o jogo entre duas personagens opostas, “Justine e Juliette”, paradoxalmente criadas pelo escritor Alfonso Donatiano Francisco de Sade (Marques de Sade, 1740-1814). Os romances trazem um discurso filosófico acerca das virtudes, dos vícios e da indiferença da natureza às convenções sociais e da moral religiosa, na França do século XVIII.
Fazendo uso dos elementos teatrais, como jogo de luzes, sons, palavras e movimentos, procura-se expressar uma verdade que transita num universo entre o poder e submissão, o bem e o mal, o excesso e o essencial, a salvação e perdição, o explícito e o contido e as virtudes e vícios. A idéia é tematizar a visão de Sade, que diz que a única razão das atitudes tomadas é a de realizar prazeres pessoais. Este espetáculo busca aproximar momentos poéticos construídos por meio do corpo e imagens, que permite revelar os diversos estados da alma das duas personalidades em questão.
“Vícios e Virtudes” é uma construção dramatúrgica com referencia literária e, são utilizadas as obras “Os Infortúnios da Virtude” onde mostra Justine, de fisionomia delicada, na tradução da sua imagem ingênua, de caráter sombrio e melancólico, se vê perdida e desprotegida e Juliette, “As Prosperidades do Vício”, de fisionomia viva e de rara expressão, encontra a possibilidade da liberdade. O espetáculo, em dança solo constrói uma alegoria sobre o desencontro e reencontro das irmãs narrados por Sade.
Desta forma são estabelecidos as oposições e contrastes das personalidades. O repertório musical mescla composições do século XVIII executadas ao vivo pelas musicistas Patrícia Gatti (cravo) e Cristine Geraldini (violoncello) e ritmos computadorizados criados por Gustavo Lemos.
A apresentação acontece nesta sexta-feira, 4 de setembro, no Teatro Vitória a partir das 20h. A entrada é franca, com indicação para maiores de 16 anos. O Teatro Vitória fica localizado na Praça Toledo de Barros. O telefone para contato é: (19) 3451.6679.
Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451.0502
http://br.mc511.mail.yahoo.com/mc/compose?to=teatrovitoria@yahoo.com.br
http://br.mc511.mail.yahoo.com/mc/compose?to=culturalimeira@yahoo.com.br
www.limeira.sp.gov.br/secretarias/cultura
Eu li!
Há 2 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário