Sindsel rebate “desculpas” da prefeitura
Durante a reunião que aconteceu ontem, dia 2, entre o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), prefeitura e vereadores, o prefeito Silvio Félix teria voltado a usar a Crise Econômica Mundial como desculpa para não atender as reivindicações dos guardas municipais em greve.
Contudo, conforme dados informados pelo município de Limeira à Secretaria do Tesouro Nacional, a cidade arrecadou mais de R$ 418 milhões, nesse primeiro quadrimestre de 2009, um valor cerca de 15% maior que o total arrecadado no mesmo período do ano passando, que foi de aproximadamente de R$ 362 milhões. “Isso demonstra que mesmo estando abaixo das expectativas do prefeito, a arrecadação do município continua aumentado e nada impede que a prefeitura invista nos funcionários”, aponta a presidente do Sindsel, Eunice Ruth Araújo Lopes.
A receita corrente liquida corresponde à verba que a prefeitura pode investir na folha de pagamento. Limeira pode investir até 54% da receita em folha de pagamento, mas só tem gasto 33%, um valor muito abaixo do permitido por lei. Para Eunice, a incorporação das horas-extras não aumentaria nem em 0,5% a folha de pagamento da prefeitura. “Os guardas não estão reivindicando aumento, apenas que as horas-extras sejam transformadas em salário”, citou. Os dados da arrecadação do segundo quadrimestre ainda não estão disponíveis.
Para pôr fim ao impasse nas negociações, o sindicato chegou a propor na reunião do dia 12 de agosto com a prefeitura, que as quatro horas-extras praticadas pelos gms fossem incorporadas gradativamente, ou seja, a prefeitura incorporaria duas horas-extras de imediato e as outras duas em março de 2010, data-base da categoria. Mas, segundo Eunice, a prefeitura não ofereceu resposta para essa proposta na reunião de ontem.
Hoje
Os guardas municipais de Limeira se reuniram nesta quinta-feira, dia 3, às 13h, no Salão da Casa da Criança, para avaliar o movimento e decidir as próximas ações da categoria. Após o término da reunião, os guardas assistiram ao filme “300” do diretor Zack Snyder.
De acordo com Eunice, a apresentação do filme teve como objetivo reavivar de forma lúdica valores importantes para o momento que os guardas municipais estão vivendo, tais como: união, coragem e determinação. “Os soldados espartanos lutaram por conta própria pelo que acreditavam e isso fez com que outros se levantassem também e enfrentassem o inimigo. O mesmo acontece com os funcionários quando buscam melhores condições de trabalho, inspiram outros a exigirem seus direitos também”, disse ela.
O filme 300 retrata a histórica batalha das Termópilas, quando trezentos espartanos sob o comando do rei Leónidas, contiveram por três dias centenas de milhares de persas liderados por Xerxes de avançar pela Grécia. Com a resistência oferecida por Leônidas e seus homens, os gregos ganharam tempo. Os atenienses puderam abandonar sua cidade antes que os invasores persas chegassem. Essa batalha foi decisiva para conflitos futuros e constitui um marco na história.
Amanhã, os guardas municipais de Limeira voltam a se reunir, às 15h, em frente à prefeitura, para dar continuidade ao movimento. A manifestação contará com a presença do deputado estadual José Candido (PT/SP).
Atenciosamente,
Nádia Pêrego
Assessora de Comunica do Sindsel
(19) 3702-8447
(19) 9157-3575
Eu li!
Há 2 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário