IEG - INSTITUTO EDUCACIONAL GINGA-Limeira - SP
CURSO: LÍNGUA AFRICANA - YORUBÁ
Curso de Língua e Valores Civilizatórios Yorùbá(s) na África e no Brasil: Módulo I
EMENTA DO CURSO:
A língua e o povo yorùbá; Origens e estabelecimento no Brasil; Os nagôs; a palavra, o tempo e a morte entre os yorùbá; letras e sons da língua yorùbá; peculiaridades da escrita yorùbá; diferenças e semelhanças entre o yorùbá e a língua portuguesa; o yorùbá do Candomblé e do Culto aos Òrìsà; orin, àdúrà e oríkì: uma textualidade sagrada para o ensino da língua yorùbá; tons em yorùbá; vogais nasais em yorùbá; sentenças afirmativas e negativas; tempo; pronomessujeito; pronomes honoríficos; a importância dos cumprimentos em yorùbá; questões em yorùbá; o verbo ti (ter); pronomes possessivos; as preposições sí e ní ; pèlé (cumprimentando uma pessoa mais jovem); kò (as marcas de negação); pronomes pessoais: mi ou mo; verbos e tempos a palavra n ( o tempo contínuo); àwón (a formação do plural); aquisição lexical (vocabulário) , audição e conversação básica em yorùbá; cantos, rezas, nomes e louvações no yorùbá do Brasil..
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ABRAHAM, Roy Clive. Dictionary of Modern Yoruba.. London , Hodder and Stoughton : 1962.
FAKINLEDE, Kayode J. Beginner's Yoruba. London, Hippocrene Books: 2005.
NOGUEIRA, Sidnei Barreto. A reconstrução do significado dos cânticos entoados em homenagem a Xangô, nos Candomblés de origem Iorubá, em São Paulo. Dissertação (Mestrado), FFLCH-USP, 2001.
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi . Alma Africana no Brasil. Os iorubás. São Paulo, Ed. Oduduwa: 1996.
SACHNINE, Michka. Dictionnaire usuel yoruba-français. Paris, Hommes Et Societes: 2000.
SCHLEICHER, Antonia Yetunde Folarin. Colloquial Yoruba: The Complete Course for Beginneers. London, Routledge T & F. Group: 2007.
VERGER, Pierre. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador, Brasil, Editora Corrupio- Comércio: 1981.
PROFESSOR DO CURSO: DR. SIDNEI BARRETO NOGUEIRA
Qualificação acadêmica: O Professor Sidinei é doutor em Semiótica e Linguística Geral (subárea Linguística Africana) pelo departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (2001), onde participa do GELA (Grupo de Estudos em Línguas Africanas ). Tem se debruçado sobre a análise e o ensino das línguas e cultura yorùbá na África e no Brasil. Dedica-se também à análise semiótica do discurso racista e totalitário.. É coordenador do Curso de Letras da Faculdade Editora Nacional e diretor do Centro de Línguas, na mesma instituição; professor adjunto de Linguística e Língua Portuguesa do Curso de Letras. Durante o ano de 2007, participou do projeto CAPES-COFECUB “A participação das línguas africanas na constituição do português brasileiro", com uma bolsa para estágio de doutorado no CNRS-LLACAN. Estudou yorùbá na Universidade de São Paulo, curso promovido pelo CEA (Centro de Estudos Africanos) e no INALCO-Paris (Institut National des Langues et Civilisations Orientales). No LLACAN- CNRS (Langage, langues et cultures d'Afrique noire/ Centre national de la recherche scientifique), desenvolveu pesquisas para a compreensão dos fenômenos prosódicos da língua yorùbá na África e no Brasil e apresentou seus trabalhos sobre a língua yorùbá.
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS.
INÍCIO: 04/10/2009 - DOMINGO.
HORÁRIO: 09 ÀS 12 HORAS.
METODOLOGIA DE ENSINO:
1. Aulas expositivas e dialogadas;
2. Exercícios de fala, audição e escrita;
3. Discussões;
4. Estudos dirigidos.
RECURSOS AUXILIARES:
1. Filmes;
2. Data-show;
3. Músicas;
4. Cópia de textos e exercícios;
5. Lousa, giz e apagador.
PÚBLICO-ALVO: Todos os interessados na língua e cultura yorùbá (s), na África e no Brasil.
NÚMERO DE VAGAS: 40.
INVESTIMENTO DO ALUNO: R$ 90,00
LOCAL: Instituto Educacional Ginga.
Rua Dr. Humberto Armbruster, 403, Bairro Boa Vista, Limeira – SP.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Instituto Educacional Ginga.
Rua Dr. Humberto Armbruster, 403, Bairro Boa Vista, Limeira – SP, (Quinta, das 19 às 22 hs; Sábado, das 13 às 17 horas)
Cel: 19 9253-5103; E-mail: jbenebarros@yahoo.com.br; josedeoxala@hotmail.com.
COORDENAÇÃO DO CURSO:
Olukó José Oxalá
(Prof. Mestre José Benedito de Barros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário