Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOVIMENTO

Informativo Eletrônico VOZ ATIVA outubro - 2009 CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA
Iniciaremos no dia 15/10 - sábado, as 14h00 um curso de formação poltítica no Voz Ativa. Contaremos com a presença de Frederico Henriques (Sociólogo e mestrando da USP). Saiba mais sobre o curso: Organizações políticas, entre táticas e estratégia tem como objetivo a discussão de temas como organizaçãoes sociais que pretendem ter alguma participação na construção dos rumos de nosso país, tais como organizações de massa, partidos políticos e movimentos populares, entre outros. Para isso serão discutidas duas históricas concepções de revolução: a “economicista” e a “esquerdista” e os seus problemas. Também será abordado o papel de cada tipo de organização a partir de suas formas e projetos políticos. A fim de preparar os participantes e ativistas para a engajarem-se na luta por um Brasil digno e em nosso tempo, iremos retomar dois clássicos do pensamento marxista: V. I. Lenine, o texto “O trabalho artesanal dos economicistas e a organização dos revolucionários” em Que Fazer?. A. Gramsci, o texto “Estratégia e tática do Partido” em A situação Italiana e as tarefas do PCI.
FEIJOADA
Fizemos no dia 04/10 nossa feijoada na sede do Sindicato dos Petroleiros, próximo ao balão do Castelo. Foi um espaço muito importante de encontro e confraternização entre vários amig@s do Voz Ativa. Mas sentimos falta de muita gente!
Infelizmente não conseguimos atingir nossa meta financeira de utilizar este evento para ajudar a pagar o aluguel de outubro: apenas empatamos. Continuaremos com as atividades de arrecadação e contamos com a colaboração de tod@s.
1º Encontro Político-Pedagógico da REDE EMANCIPA
O Voz Ativa participou do 1º Encontro Político-Pedagógico da Rede Emancipa no feriado do dia 12/10. A Rede Emancipa - Movimento Social de Cursinhos Populares, que é um movimento que luta em defesa de uma concepção de educação que defenda a ampliação de vagas nas universidades públicas, que organize as comunidades para lutar pelo direito à educação, que defenda a escola pública do descaso dos governos municipais, estaduais e federais, que resgate a cultura popular, que compartilhe o conhecimento, e ajude a construir um projeto de educação crítico e emancipador.
O Encontro foi em SP, na Faculdade de Saúde Pública da USP, aproveitando o feriado do dia 12 de outubro. Participamos deste encontro, pois o Voz Ativa, pretende iniciar um Cursinho Popular no início de 2010. Um projeto que envolverá em especial a juventude - a que já está na Universidade e assumirá o papel de educador e jovens, pobres e moradores da periferia de nossa rica, mas desigual cidade, que anseiam transpor as cercas do conhecimento. Com ambos, pretendemos conscientizar e inicar um movimento maior, de lutar, via educação, pela mudança em nossa cidade, em nosso estado, enfim, em nosso país. Se tiveres sugestões ou queiras nos ajudar nesta empreitada, entre em contato! _______________________________________________________ Conheça, Participe e Contribua para que este projeto de sociedade se fortaleça!
Instituto Sócio-Cultural VOZ ATIVA Rua Armando Mário Tozzi, nº 274, Jd. Lisa.Sábado das 9h às 18hDomingo das 9h00 as 15h00 E-mail: contato@institutovozativa.org Página: www.institutovozativa.orgblog: blog.institutovozativa.org
Tel: 3385 8339 - 9276-8709 Saiba mais sobre o Instituto Voz Ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário