Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

COPIANDO E REPASSANDO

"Esta secção, tem como objetivo socializar através da leitura dos posts uma obra literária de vulto. Todo dia será postado um texto do livro a ser abordado. Quem tiver sugestões e queira colaborar, envie nome das obras ou as mesmas para este exercício de compartilhar arquivos e conhecidos. Endereço Eletrônico: revupoeta@yahoo.com.br ou revupoeta@gmail.com “.
A OBRA
Vamos iniciar com a coletânea Mulheres, que reuni textos do escritor Uruguaio Eduardo Galeano. A obra compõe escritos de vários livros do autor, como a trilogia Memória do Fogo, O livro dos Abraços, Vagamundo, Palavras Andantes, Dias e Noites de Amor e Guerra, entre outros. Galeano autor do best seller As veias abertas da América Latina, faz uma homenagem carinhosa a mulheres ilustres e anônimas que ajudaram a construir a História das Américas.
O TEXTO A MOÇA DA CICATRIZ NO QUEIXO
3
Conhecemo-nos por ocasião do estado de sítio.
Tinhamos que caminhar abraçados e nos beijar caso se aproximasse qualquer vulto de uniforme. Os primeiros beijos foram por normas de segurança. Os seguintes, porque nos desejávamos. Naquele tempo, as ruas da cidade estavam vazias. Os torturados e os moribundos, entre si mesmos, diziam seus nomes e se tocavam nas pontas dos dedos.
Flávia e eu nos encontravamos cada vez em um lugar diferente, e ficavamos desesperados, em pânico, quando ocorriam alguns minutos de atraso.
Abraçados escutavamos as sirenes das rondas patrulheiras e os sons do passo da noite, em direção aquela claridade indecisa que precede a aurora. Não dormiamos nunca. Do lado de fora, chegavam-nos o canto do galo, a voz do garrafeiro, o barulho das latas de lixo e, então, tomar juntos o café da manhã era muito importante.
Nunca nos dissemos a palavra amor. Isso deslizava, de contrabando, quando dizíamos: "Chove", ou Dizíamos: "Sinto-me bem", mas eu teria sido capaz de meter-lhe uma bala na memória para que não lembra-se nada de nenhum outro homem. - Alguma vez- dizíamos-, quando as coisas mudarem. - Vamos ter uma casa. - Seria lindo.
Por algumas noites pudemos pensar, atordoados, que era por isso que se lutava. Que para que isso fosse possível é que as pessoas se atiravam na luta.
Mas era uma trégua. Logo soubemos, ela e eu, que antes disso iríamos esquecer ou morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário