Seguidores

Arquivo do blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOVIMENTO

Greve dos petroleiros começa em nove estados
Começou hoje (15/10) a greve organizada pela Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas, Amazonas,Pará, Maranhão e Amapá. No Rio de Janeiro a greve foi aprovada em todas as assembléiasde base realizadas durante a semana passada, que também rejeitaram a proposta dereajuste salarial apresentada pela Petrobrás.
As principais reivindicações dos petroleiros em greve giram em torno da relaçãotrabalhista que a Petrobrás mantém com seus empregados e de direitos sociais dostrabalhadores, como um reajuste salarial que inclua as perdas acumuladas desde 1994mais um ganho real de 10%, além de várias questões ligadas à melhoria nas condições detrabalho.Além das reivindicações de interesse dos trabalhadores da Petrobrás, a greve levanta abandeira de luta comum de todos os trabalhadores do país pela redução na jornada detrabalho sem redução nos salários.
Esta mudança é considerada essencial para adiminuição da “mais-valia” dos empresários, ou seja, a diferença entre o valor do queé produzido pelos trabalhadores e os salários que estes recebem.Os petroleiros também reivindicam uma Petrobrás 100% estatal e a volta do monopólio daempresa sobre a exploração do petróleo, incluindo o pré-sal, acabando com os leilõesque concedem áreas de exploração a empresas multinacionais.
Estes e outros pontos fazem parte do projeto de lei do petróleo dos movimentos sociais, protocolado noCongresso Nacional no fim de agosto e considerado pelos petroleiros comouma “alternativa popular ao projeto de petróleo do governo federal”.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário