Seguidores

Arquivo do blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

“Tv Brasil dará novos rumos à emissora”.
(Fonte: www.ivanaldoxvier.blogspot.com, 14/10/2008).
Embora aprovada por 80% de seus telespectadores, a TV Brasil tem um grande desafio pela frente: tornar-se mais conhecida do público. A afirmação é da presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel.
O índice de aprovação foi revelado em pesquisa produzida pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, a pedido da EBC, na semana passada. A análise também apontou que, mesmo com menos de dois anos de existência, a emissora é conhecida por aproximadamente um terço (34%) da população brasileira, 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regularmente. “Consideramos 34% um percentual baixo porque temos potencial para um público muito maior”, disse Cruvinel. De acordo com a jornalista, o estudo - realizado em todo país - oferece indicativos importantes para nortear os rumos da emissora. Um deles é que a TV Brasil terá de ser mais divulgada, sobretudo pelas emissoras de rádio.
Outro dado importante apontado na pesquisa é que o menor índice de conhecimento sobre a existência da emissora está localizado na região Sul (17%). Nela, o hábito de assisti-la é de 6% - percentual menor que a média nacional, que é de 10%. O hábito de acompanhar a programação, contudo, é maior nas regiões Norte e Centro-Oeste, com 12%; e de 11% nas regiões Sudeste e Nordeste. “O problema no Sul não está na programação, mas sim na infraestrutura, onde não temos um canal aberto e as televisões públicas, como a do Rio Grande do Sul, que não é nossa parceira por razões políticas”, explica Cruvinel.
O Sul também apresenta algumas peculiaridades, como o fato de a parabólica não ser tão usada quanto no Norte e o Nordeste. No Paraná, a televisão é educativa, mas a emissora tem um perfil muito estatal.
A pesquisa Datafolha foi realizada antes da nova programação entrar no ar e, portanto, não captou os efeitos das mudanças na grade, que desde setembro tem programas para os jovens, como o Segue o Som e o seriado Snobs, e para as mulheres, como o Papo de Mãe e o Cozinha Brasil. Para saber mais da programação da TV Brasil, acesse o site www.tvbrasil.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário