Seguidores

Arquivo do blog

sábado, 5 de setembro de 2009

DICA DE FILMES

"Feira de Filmes é uma loja de DVDs voltados para as lutas populares e sociais. A loja tem um acervo enorme de filmes alternativos, independentes e de temáticas de esquerda e revolucionária. Quem quiser adquirir, o endereço eletrônico é: feiradefilmes@gmail.com ou pelo telefone:11-6621-5033. Vou publicar aqui sinopse de dois DVDs por dia, mas a lista completa é só pedir que a loja envia".
"Queimada!" de Gillo Pontecorvo
Queimada é uma das mais contundentes denúncias da violência, do colonialismo e da manipulação social, que conta com uma forte eloqüência na exposição das contradições entre traidores e idealistas. Em 1845, numa ilha do Caribe que tem o sugestivo nome de Queimada (aludindo a um sangrento episódio de seu passado), desembarca um agente britânico, William Walker (Marlon Brando), que fomenta na população de escravos a idéia da revolução contra os colonizadores portugueses. Mas, o agente Walker era, na verdade, um homem a serviço do Almirantado Britânico e de industriais açucareiros ingleses, que apenas procurava tirar os colonizadores portugueses do caminho. Logo, os empobrecidos novos governantes descobrem que não têm alternativa senão vender o açúcar, principal produto da ilha, aos ingleses, em condições desvantajosas. Dez anos depois, tenta-se uma nova revolução, onde o inglês Walker volta para sufocá-la -- nem que para isso tenha de queimar novamente toda a ilha e aniquilar a população, como fizeram os portugueses ali, em 1520. Este episódio da queimada refere-se á fatos reais, ocorridos no Caribe, só que cometidos por colonizadores espanhóis.
“A Batalha de Argel” de Gillo Pontecorvo DVD Duplo
A Batalha de Argel descreve eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo histórico de libertação das colônias européias na África. A ação concentra-se entre 1954 e 1957 [a guerra só terminaria em 1962], mostrando como agiam os dois lados do conflito: enquanto o exército francês recorria à política de eliminação e à tortura, a Frente de Libertação Nacional [FLN] desenvolvia técnicas não convencionais de combate baseadas na guerrilha e no terrorismo. Neste filme de imensa atualidade, o mestre italiano Gillo Pontecorvo mudou a história do cinema político ao construir uma narrativa de tirar o fôlego, em que mistura técnicas de documentário e de ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário