"Feira de Filmes é uma loja de DVDs voltados para as lutas populares e sociais. A loja tem um acervo enorme de filmes alternativos, independentes e de temáticas de esquerda e revolucionária. Quem quiser adquirir, o endereço eletrônico é: feiradefilmes@gmail.com ou pelo telefone:11-6621-5033. Vou publicar aqui sinopse de dois DVDs por dia, mas a lista completa é só pedir que a loja envia".
“11 de Setembro” de Amos Gitai, Shohei Imamura, Sean Penn, Mira Nair, Alejandro González Iñárritu, Claude Lelouch, Ken Loach, Samra Makhmalbaf, Idrissa Ouedraogo, Danis Tanovic
Irregular como o mundo, o filme 11 de Setembro reflete as diferentes visões sobre a tragédia norte-americana. Onze curtas, de cineastas consagrados de 11 países, compõem o quadro que foi pintado com o intuito de refletir não só as conseqüências dos atentados, mas também o papel dos Estados Unidos no mundo. Egito, Israel, México, Japão, França, Reino Unido, Irã, Índia, Burkina Fasso, Bósnia-Herzegovina e Estados Unidos são os países de origem dos diretores dos curtas de 11 minutos, 9 segundos e 1 quadro. Visões e abordagens completamente distintas para um problema comum. Díspares em conteúdo e forma, os episódios que constituem o filme são pequenas aulas de humanidade.
“E Buda Desabou de Vergonha” Hana Makhmalbaf
Próximo à estátua de Buda destruída pelos talibãs ainda vivem milhares de famílias. É numa delas que encontra-se Baktay, uma garotinha afegã de seis anos de idade que é encorajada pelo filho dos vizinhos a aprender a ler e a escrever. A menina aceita ir para a escola, mas no caminho é molestada por garotos que fazem um jogo cruel com ela - um reflexo de uma sociedade violenta. Será que Baktay vai suportar isso tudo e conseguir chegar à sala de aula para aprender o alfabeto de sua língua materna?
Nenhum comentário:
Postar um comentário