Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DO VELHO CONTINENTE

" Mais uma mensagem do amigo Rodrigo José Paixão, direto de Paris. Ele já de cara assume que estes quase 60 dias no velho continente foram de muita movimentação, política e cultural. Além disto o fato de estar morando no bairro mais famoso da cidade luz, Montmartre, onde viveram entre outros Picasso e Salvador Dalí. Viagem com o relato dele, eu viajei".
Olá aos(as) companheiros(as) de jornada!
Já completa quase dois meses que estou na Europa. Tenho participado frequentemente de atividades políticas, além de visitar pontos históricos e culturais. Escrevi algumas coisas para publicação no Brasil, além de ir registrando boa parte do que estou vivenciando.
Tive a oportunidade, por exemplo, de participar de reuniões com entidades, movimentos sociais, partidos e deputados da união europeia, atos contra o golpe em Honduras e o massacre de indigenas no Peru e estive ao lado da juventude parisiense que protestou queimando quase 500 carros no 14 de Julho.
De fato as coisas por aqui não estão simples e os efeitos da crise económica podem ser facilmente sentidos nas ruas: desemprego, xenofobia, diminuição do turismo, etc. Ve-se mobilização, mas também movimentações perigosas de inspiração fascista.O custo de vida é elevadíssimo, mais do que imaginava. Paris em especial, certamente um dos lugares mais caros do mundo.
De qualquer forma é muito importante estar aqui. Em Paris circula muita informação, e coisas interessantes acontecem o tempo todo.
Não e importante para o geral, mas gostaria de compartilhar o fato de estar morando em Montmartre. Acabei dando muita sorte, conheci um musico franco/italiano que foi passar uma temporada em Londres. Ele me cedeu o studio por um preço muito camarada: 600 euros por mês, quando o valor nesta parte de Paris é isso por semana! Para se ter uma idéia, estou em uma Praça ao lado do Moulin Rouge e bem perto de Sacre Coer. Montmarte, historicamente e um dos « quartier de gauche » do ponto de vista estético e politico.
Foi um dos principais pontos de apoio da Comuna de Paris e do Maio de 68. Viveram por aqui Picasso, Pissaro, Modigliani, Dali, Toulose-Lautrec, Renoir e Van Gogh. O bairro que é o ponto mais alto de Paris; mantém caracteristicas medievais em sua arquitetura e foi cenário de inúmeros filmes, entre eles "O fabuloso destino de Amelie Polain".
Tenho aproveitado para conhecer um pouco de arte, já que consegui uma carteira de estudante da união europeia e tenho acesso a vários museus e pontos culturais da europa, com bom desconto. Como falei, qualquer coisa aqui na Europa ocidental é caro e pra quem ganhou dinheiro em real, divide por 3 seu valor.
Bom, nas próximas semanas devo voltar a circular por alguns outros países, a convite de entidades e lideranças, tendo a França como base de apoio para ir e voltar.Além de estudar, surgiram concretamente possibilidades de fazer intercâmbios. Espero que esteja tudo bem no Brasil
um forte abraço
rodrigo, paris, 07 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário