Seguidores

Arquivo do blog

sábado, 15 de agosto de 2009

DICA DE FILMES

"Feira de Filmes é uma loja de DVDs voltados para as lutas populares e sociais. A loja tem um acervo enorme de filmes alternativos, independentes e de temáticas de esquerda e revolucionária. Quem quiser adquirir, o endereço eletrônico é: feiradefilmes@gmail.com ou pelo telefone:11-6621-5033. Vou publicar aqui sinopse de dois DVDs por dia, mas a lista completa é só pedir que a loja envia".
DOCUMENTÁRIOS
"Brasil, muito além do Cidadão Kane" de Simon Hartog.
O filme que conta a história da Rede Globo de Televisão e de seu fundador ( o defunto Roberto Marinho), revelando o sutil poder de manipular a sociadade através das imagens. Mostra como a Globo cresceu e se fortaleceu, hoje tendo mais poder que um partido político e que o próprio povo, já que este depende da Globo para formar seu comportamento, idéias e opiniões, levando-nos á passividade e á acomodação ás injustiças do Brasil. O filme foi proibido no Brasil desde seu lançamento em 1993 graças á uma ação judicial movida por Roberto Marinho. Atualmente existem poucas cópias em circulação no país, quase todas "ilegais". O filme foi produzido pelo canal inglês Channel Four e conta com a participação de alguns artistas, políticos e especialistas, como Luis Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Maria Rita Kehl. Jamais esteve no circuito dos cinemas brasileiros, e a exibição que ocorreria no Musei de Arte Moderna - MAM, do Rio de Janeiro, foi proibida pelo, na época, presidente da República Itamar Franco . O nome do documentário faz referência ao filme "Cidadão Kane" de Orson Welles, no qual é retrtada a vida e o poder de um magnata das comunicações nos EUA. O documentarista faz a pergunta á vários entrevistados: "Roberto Marinho é o Cidadão Kane?". A resposta só assistindo "Muito além do Cidadão Kane".
“Entre Muros e Favelas” de k Kraak, A Trever e TV Tagarela
Impressionante documentário sobre a vida e a morte nas favelas do Rio de Janeiro. Apresenta a violência policial e a violência do tráfico como dois lados de uma mesma moeda: a guerra contra os pobres. O vídeo conta com depoimentos de representantes de ONGs e movimentos sociais, aos quais se somam as emocionantes falas de parentes e amigos de vitimas da violência. Violência esta que tem cor, classe e idade, já que a grande maioria de mortos e feridos são jovens, negros e pobres. O cenário do documentário são as próprias ruas e becos dos morros cariocas, onde residem mais de 20% da população da cidade.O filme desnuda o papel do Estado, presente nessas localidades apenas através da violência policial, e revela como essa ausência dificulta a organização dessas comunidades e prejudica suas lutas. Denuncia ainda o medo e o preconceito difundidos pela mídia em relação aos que moram em favelas, tratados como “classes perigosas”, o que estimula a continuidade dessa verdadeira barbárie. Entre Muros e Favelas tem, entre outras, a virtude de conseguir politizar a questão da violência, uma denúncia da nossa realidade. É uma imagem da resistência dos que se opõem a esse massacre, especialmente das mães que perderam seus filhos, pois dá voz àqueles que normalmente são calados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário