Seguidores

Arquivo do blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA

II Conferência Nacional de Cultura Por Blog Acesso Tem início hoje, com uma cerimônia oficial conduzida pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, a II Conferência Nacional de Cultura–CNC . A capital deve receber até o dia 14 de março, 1925 representantes da cultura nacional, entre eles produtores culturais, artistas, gestores e pesquisadores, com o intuito de debater e formular políticas públicas, além de estabelecer um marco regulatório para o setor.
A primeira edição do evento aconteceu em 2005 e teve como saldo a realização de conferências em 1192 municípios, o que significa o envolvimento de cerca de 21,42% das cidades brasileiras. Desta vez, mais da metade dos municípios do País se mobilizaram, em 3.071 reuniões, que ocorreram entre os meses de agosto e outubro de 2009, por meio de conferências livres e virtuais, em um processo de articulação de debates e de redes de agentes.
O evento consolida uma boa prática que, segundo Juca Ferreira deveria ser replicada mais vezes: o diálogo aberto e a cooperação entre sociedade e governo. “Através desse método democrático de discutirmos tudo, as prioridades, os métodos, os projetos, estamos valorizando a Cultura, responsabilizando o Estado pela construção dessa sensibilidade plena, dessa economia tão importante que é a Cultura”, diz o Ministro em comunicado oficial.
Durante a II Conferência, serão abordadas questões relacionadas a cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura. Entre os palestrantes estão o diretor da Fundação de São Paulo Laymert Garcia; o diretor do SESC-SP Danilo Miranda; a economista Ana Carla Fonseca Reis; o Secretário Executivo do Ministério da Cultura Alfredo Manevy; o antropólogo Tião Rocha; o diretor do Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Frederico Barbosa; e o professor da Universidade Federal da Bahia Albino Rubim.
Na palestra do dia 12, o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, falará sobre “Acesso, acessibilidade e direitos culturais”. Aguarde mais informações no Acesso.
Por enquanto, assista aos vídeos do autor do Texto-Base da II CNC, Bernardo Machado, postados no site da Conferência, sobre os cinco eixos abordados.
II Conferência Nacional de Cultura 11 a 14 de março Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília
ACESSO PERGUNTA: de que outras formas a sociedade poderia se mobilizar para debater as questões culturais?
Extraido: http://ow.ly/1haVE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário