II Conferência Nacional de Cultura
Por Blog Acesso
Tem início hoje, com uma cerimônia oficial conduzida pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, a II Conferência Nacional de Cultura–CNC . A capital deve receber até o dia 14 de março, 1925 representantes da cultura nacional, entre eles produtores culturais, artistas, gestores e pesquisadores, com o intuito de debater e formular políticas públicas, além de estabelecer um marco regulatório para o setor.
A primeira edição do evento aconteceu em 2005 e teve como saldo a realização de conferências em 1192 municípios, o que significa o envolvimento de cerca de 21,42% das cidades brasileiras. Desta vez, mais da metade dos municípios do País se mobilizaram, em 3.071 reuniões, que ocorreram entre os meses de agosto e outubro de 2009, por meio de conferências livres e virtuais, em um processo de articulação de debates e de redes de agentes.
O evento consolida uma boa prática que, segundo Juca Ferreira deveria ser replicada mais vezes: o diálogo aberto e a cooperação entre sociedade e governo. “Através desse método democrático de discutirmos tudo, as prioridades, os métodos, os projetos, estamos valorizando a Cultura, responsabilizando o Estado pela construção dessa sensibilidade plena, dessa economia tão importante que é a Cultura”, diz o Ministro em comunicado oficial.
Durante a II Conferência, serão abordadas questões relacionadas a cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura. Entre os palestrantes estão o diretor da Fundação de São Paulo Laymert Garcia; o diretor do SESC-SP Danilo Miranda; a economista Ana Carla Fonseca Reis; o Secretário Executivo do Ministério da Cultura Alfredo Manevy; o antropólogo Tião Rocha; o diretor do Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Frederico Barbosa; e o professor da Universidade Federal da Bahia Albino Rubim.
Na palestra do dia 12, o Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, falará sobre “Acesso, acessibilidade e direitos culturais”. Aguarde mais informações no Acesso.
Por enquanto, assista aos vídeos do autor do Texto-Base da II CNC, Bernardo Machado, postados no site da Conferência, sobre os cinco eixos abordados.
II Conferência Nacional de Cultura
11 a 14 de março
Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília
ACESSO PERGUNTA: de que outras formas a sociedade poderia se mobilizar para debater as questões culturais?
Extraido: http://ow.ly/1haVE .
Nenhum comentário:
Postar um comentário