Seguidores

Arquivo do blog

terça-feira, 9 de março de 2010

ENSAIOS DA VIA SACRA

Conheça os 20 anos de história da Via Sacra
Os ensaios para a Via Sacra 2010, em Limeira, continuam a todo vapor. O elenco ensaia todos os domingos no Teatro Vitória ou no antigo prédio da Casa da Laranja, onde hoje funciona a Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA), da Secretaria Municipal da Cultura.
Em sua vigésima edição o espetáculo contará com muitas inovações, e uma delas será a direção de Jonathas Noguel, professor da EMCEA. Porém, em sua 20ª edição, a tradição reforça a necessidade de novidades.
Um pouco dessa história é contada por Emiliano Bernardo Silva , de 78 anos de idade, que fez o papel de Jesus Cristo na Via Sacra em 1963, época em que a produção era da iniciativa privada. Emiliano conta que o espetáculo acontecia no prédio do “Nosso Clube”, na Rua Alferes Franco – onde hoje funciona a Lojas Cem. Na década de 1960 passou a ser realizado na escadaria da Catedral de Nossa Senhora das Dores, sendo intitulado "Paixão de Cristo".
“Até a década de 60, a peça era produzida a partir de roteiros traduzidos do latim por pessoas de Campinas.
Apenas em 1963 que, juntamente com um grupo de atores, coordenei a peça com um roteiro próprio, modificado”, conta Emiliano Bernardo, que elogia o projeto atual. “Hoje, a Via Sacra é mais bem-elaborada”, declara.
A idéia da realização como evento da Secretaria Municipal da Cultura só ocorreu na década de 1990. José Farid Zaine, então secretário de Cultura, criou o projeto e lhe deu o nome de "Via Sacra", com o slogan: "A maior história de todos os tempos contada pelo povo de Limeira". O primeiro diretor foi Carlos Jerônimo Vieira, depois substituído por Jaqueline Durans.
O projeto original foi resgatado em 2005, com a volta de Farid para a secretaria. A partir de 2006 o espetáculo migrou para o Parque Cidade de Limeira.
Segundo Farid, a Via Sacra foi um dos projetos que mais deram resultado na área de teatro. “Houve uma grande evolução a partir de 2006, pelas possibilidades cênicas do novo espaço, no Parque Cidade”, conta Farid, hoje vereador.
O atual secretário da Cultura, Adalberto Mansur, diz que a representação, em sua 20ª edição, acarreta a necessidade de evolução. “Hoje a Via Sacra já se consolidou. Porém, por conta dessa afirmação como espetáculo obrigatório em nosso calendário, o público apresenta uma exigência de qualidade cada vez maior”, declarou Mansur.
Mais informações sobre a edição deste ano, que ocorrerá nos 1º, 02 e 03 de abril, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone (19)3451.0502 ou pelo e-mail culturalimeira@yahoo.com
Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo Prefeitura de Limeira/SP Secretaria Municipal de Cultura (19)3451.0502 http://br.mc511.mail.yahoo.com/mc/compose?to=culturalimeira@yahoo.com.br http://www.culturalimeira.blogspot.com/ www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário