Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

O SOFRIMENTO E A ESPERANÇA

PRECIOSA: A ESPERANÇA NUNCA MORRE Os garotos acordam tarde e já pulam da cama e direto para as ruas. O ócio, o fazer nada toma conta deles. As vezes descia do apartamento e ia ter com eles um papo. O que via?, a linguagem das ruas, pouca fala e quando muito no idioma da gíria. Olhares, todos distantes e tristes, mas no fundo quando se expressavam, nem sempre com falas, diziam o que gostariam de ter para ser feliz. Nada absurdo, nada de contos de fadas, apenas um bom tênis, boas roupas, uma casa para a mãe e irmãos. Não falavam em estudos, portavam-se como adultos, e adultos não tem tempo para escola. As histórias de vida, todas comoventes e penosas. Quase sempre a violência doméstica fazia parte do cotidiano desta garotada. Filhos de migrantes, negros, pobres, operários desempregados, suas famílias em sua maioria estavam desestruturadas, com cada um para cada lado. Para se chegar a realizar seus Sonhos(necessidades), a única alternativa a eles apresentada era o trabalho de avião da industria do trafico e do crime organizado. Este relato, é o que vejo nas ruas da periferia de minha cidade e de meu País. Lembrei com veemência desta realidade social, ao assistir o belo e ao mesmo tempo cruel, Preciosa uma História de Esperança, do diretor Lee Daniels. A História de uma adolescente de quinze anos, negra e pobre, que desde os três anos de idade, foi violentada sexualmente pelo Pai, igualmente de seus dois filhos, nos comove do começo ao fim. O filme lembra vários sofredores da humanidade, entre eles Jó, o personagem Bíblico, rico que satanás tira dele todos os seus bens, bem como assassina seus filhos e esposa. A partir daí a vida deste temente a Deus passa a ser um suplicio só, onde as desculpas e explicações do próprio Jó é de que se tratava da vontade de Deus ou que o criador o estaria testando em sua fé. Como Jó, somos testemunhas de milhões de seres humanos que penam e sofrem, com a miséria, a exclusão e tudo que delas brota. Em Preciosa alem da pobreza, a de se destacar como motivo de tanto sofrimento a ignorância, a ausência de oportunidades e claro a falta de caráter, principalmente do Pai. A mãe, em uma atuação primorosa da atriz, Mo'Nique, descarrega toda a raiva do marido e de suas traições e maldades, na filha, a qual a acusa de ser ela a responsável até pelo esposo não lhe procurar mais na cama.
As cenas de humilhações e agressões sofridas por Preciosa, se sucedem e são chocantes. Uma delas sua mãe atira sem motivo aparente uma tigela de comida na testa da filha. O rosário de lamentações e xingamentos da mãe sobre a filha, vai criando uma atmosfera pesada e tensa na película. O cenário de violência, vai nos lembrando os diversos cenários de nossas periferias, onde crianças e adolescentes são maltratadas, tanto pelo poder público que não as ampara e protege como deveria com políticas sociais, quanto por monstros humanos, que abusam, estupram, torturam. A maioria destes pequenos, crescem sem esperanças, sem perspectivas, como nossa preciosa. A expressão facial da protagonista, é show, fantástica. Sua obesidade contribuí para que o rosto apareça sempre cansado, com caretas e rugas. Mas é a tristeza e a depressão que colocam uma menina, que não sabe nem ler, nem escrever direito, mas é boa em matemática, a exalar fisicamente o desanimo (e não desespero), com a vida, a ponto de permitir que um de seus filhos seja criado pela avó e não por ela.
Mas minha mãe, sabedoria de sobra, dizia que os pobres é que ajudam e se solidarizam com os próprios pobres. E Preciosa vai começar a ter esperanças, quando recebe a compaixão e a fraternidade, de meninas de sua idade, igualmente pobres, negras e isoladas do mundo, bem como da Professora que ao ser Lésbica, tem todo o preconceito da sociedade pesando sobre suas costas. È este universo de excluídos e rejeitados, que abrigam Preciosa e seus filhos. È este grupo de mulheres (o filme é sem dúvida nenhuma de mulheres para mulheres), que como inúmeras de nossas vilas e bairros, enfrentam toda a sorte de dificuldades. Muitas vezes sem marido, que as abandonou, sem os Pais que não oferecem um mínimo de condições estruturais para seus filhos. No filme o congraçamento destas mulheres com suas realidades, é um dos pontos fortes desta pequena obra prima. Isto vai dar força e auto estima para Preciosa, que se aceita como é negra, gorda e pobre, mas que não permiti que lhe tirem a dignidade.
A atuação da estreante nas telonas e na profissão de Atriz Gabourney Sidibe, que tem uma origem parecida com a personagem é brilhante, digna de nota e de indicações a prêmios.
Preciosa uma História de Esperança, é como eu disse uma pequena Obra Prima, não ganha em relatar sofrimento do belo Cor Púrpura, mas sem dúvida nos mantem confiantes de que cinema também pode ser canal e veiculo para denunciar a violência, bem como de promover a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário