Seguidores

Arquivo do blog

domingo, 21 de março de 2010

COPIANDO E REPASSANDO

"Esta secção, tem como objetivo socializar através da leitura dos posts uma obra literária de vulto. Todo dia será postado um texto do livro a ser abordado. Quem tiver sugestões e queira colaborar, envie nome das obras ou as mesmas para este exercício de compartilhar arquivos e conhecidos. Endereço Eletrônico: revupoeta@yahoo.com.br ou revupoeta@gmail.com “.
A OBRA
Vamos iniciar com a coletânea Mulheres, que reuni textos do escritor Uruguaio Eduardo Galeano. A obra compõe escritos de vários livros do autor, como a trilogia Memória do Fogo, O livro dos Abraços, Vagamundo, Palavras Andantes, Dias e Noites de Amor e Guerra, entre outros. Galeano autor do best seller As veias abertas da América Latina, faz uma homenagem carinhosa a mulheres ilustres e anônimas que ajudaram a construir a História das Américas.
TEXTO
JANELA SOBRE A MEMÓRIA Debaixo do mar viaja o canto das baleias, que cantam se chamando. Pelos ares viaja o assovio do caminhante, que busca teto e mulher para fazer a noite. E pelo mundo e pelos anos, viaja a avó. A avó viaja perguntando: - Quanto falta? Ela se deixa levar do telhado da casa e navega sobre a terra. Sua barca viaja para a infância e para o nascimento e para antes: - Quanto falta para chegar? A avó Raquel esta cega, mas enquanto viaja vê os tempos idos, vê os campos perdidos: lá onde as galinhas põem ovos de avestruz, os tomates são como abóboras e não há trevos que não tenham quatro folhas. Cravada em sua cadeira, muito penteada e muito limpinha e engomadinha, a avó viaja sua viagem pelo avesso e convida nós todos: - Não tenham medo-diz- Eu não tenho medo. E a leve barca desliza pela terra e pelo tempo. - Falta muito?- pergunta a avó, enquanto vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário