Na Câmara Municipal: Félix conversa com Sindsel sobre professores
O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel) e professores municipais foram à Câmara Municipal de Limeira ontem, dia 8, para assistir a sessão ordinária e acabaram sendo atendidos pelo prefeito, Silvio Félix, que estava presente no local.
De acordo com a presidente do Sindsel, Eunice Ruth Araujo Lopes, o prefeito afirmou que houve um conflito de entendimento jurídico sobre o desconto dos benefícios referentes à carga suplementar. “Félix explicou que a prefeitura deixaria de pagar esses benefícios porque o jurídico entendeu que isso era possível, mas com a pressão do Sindsel e dos professores, o benefício voltará a ser pago e a prefeitura continuará estudando a situação”, afirmou Eunice. Segundo Eunice, o prefeito confirmou que o benefício referente à carga suplementar será pago normalmente no próximo mês. A prefeitura paga entre ontem e hoje, dia 9, os benefícios descontados “indevidamente” no vencimento deste mês dos professores com carga suplementar.
Quanto à questão dos professores substitutos de ensino infantil, fundamental e especial que foram demitidos este mês, o prefeito teria se limitado a dizer que “após os convocados do último concurso para professor substituto assumirem a função, a prefeitura irá analisar a necessidade do município e poderá chamar mais candidatos”, conforme relatou Eunice. Lembrando que esses processo poderá levar cerca de sessenta dias.
O Sindsel informará ao Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas sobre a demissão dos professores substitutos, alertando ainda quanto à possível falta de professores para a educação especial, sendo que os professores que se sentirem lesados também poderão entrar com ação de perdas e danos por meio do jurídico da entidade. As ações serão encaminhadas assim que o sindicato coletar os dados necessários de todos dos professores envolvidos
Motivo do desconto
O Sindsel e o secretário municipal da Educação, Antonio Montesano Neto, se reuniram nesta manhã e o secretário confirmou a normalização do pagamento dos benefícios. De acordo com Eunice, Montesano teria explicado que a prefeitura ao retirar esses benefícios estaria tentando prevenir um possível rombo na Previdência futuramente.
“Tentaram enxugar a máquina à custa do professor com carga suplementar, mas o governo municipal se esquece que esses professores estão contribuindo com a Previdência e quando se aposentarem estarão recebendo o que é de direito. O problema da Previdência não é dos trabalhadores, mas dos governos que administraram essa cidade”, ressaltou Eunice.
Atenciosamente,
Nádia Pêrego
Assessora de Comunicação do Sindsel
(19) 3702-8447
(19) 9157-3575
Uma lembrança
Há 10 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário