Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

MOVIMENTOS SOCIAIS EM MOVIMENTO

PARA ENTENDER A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO PARÁ
Ontem, dia 27 de Abril, durante a programação do Seminário Nacional da Amazônia, promovido pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), no Hotel Beira Rio às 19:30 foi lançada a cartilha: Para Entender a Criminalização dos Movimentos Sociais e Defensores de Direitos Humanos no Estado do Pará.
O evento contou com a participação das entidades presentes no Seminário, que reúne aproximadamente 20 organizações e entidades atuantes na Amazônia, entre comunidades tradicionais, estudiosos, universitários, ambientalistas, agentes públicos e representantes de entidades da sociedade civil, movimentos e pastorais sociais que atuam em prol da reforma agrária e da justiça no campo e em defesa da floresta Amazônica. Além desses, estiveram presentes entidades da cidade, tais como Conlutas, Intersindical e Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, os quais compõem a coordenação da Campanha junto a movimentos da Via Campesina.
O objetivo da publicação é que seja propagandeada e discutida pelas organizações populares as novas formas de ofensivas do capital e que seja divulgada a possibilidade de um canal de denúncia por meio do envio de materiais para a construção de um dossiê sobre a criminalização no Estado do Pará, que servirá como base para um diagnóstico mais amplo sobre a situação dessa forma de repressão em nosso território.
A iniciativa da cartilha vem de uma produção coletiva e acúmulo de análises que entendem o processo da criminalização como uma nova forma de reprimir a luta por meio de diversas frentes e formas, unindo uma nova fase de configuração do avanço do neoliberalismo, onde o suposto “Estado Democrático de Direito” é o discurso legitimador dessa onda de perseguição aos lutadores/as.
O evento e a cartilha, assim como outras iniciativas que virão como ações da campanha contra criminalização são formas de afirmarmos que: lutar não é crime, mas uma necessidade de um dever de todos.! Local de distribuição: Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (Av. José Malcher, entre Generalíssimo e 14 de Março, 1381). Fone: (91) 32251950. Coordenação da Campanha Contra Criminalização dos Movimentos Sociais no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário