Seguidores

Arquivo do blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PUBLICIDADE INTINERANTE EM LIMEIRA

"Publico abaixo, email enviado pelo meu amigo o Jornalista João Paulo Baxega, que suscita no texto duas questões importantes, a poluição visual e o trabalho infantil. Não publicarei a foto porque expoê as crianças ao constrangimento". Amigos Esse e-mail é para dividir com vocês algo que tenho notado em Limeira há algum tempo. É cada vez mais recorrente para mim encontrar pessoas segurando faixas, placas ou cartazes em vias movimentadas da cidade. Ora para divulgar empreendimentos, ora para promoções e eventos. Além do incômodo visual que isso me causa, pois sempre estão nos locais mais inusitados e nos quais não estou acostumado a ver publicidade, sempre fico pensando em quanto tempo aquela pessoa fica ali em pé, se recebe orientações para se proteger do sol, o quanto deve ganhar para se submeter a isso, etc. Nesse final de semana estive em Limeira e, mais uma vez, deparei-me com uma cena dessas e fiquei indignado. Na rotatória do Wall Mart dois meninos cuidavam de uma faixa no sábado. Era quase meio-dia e os dois tentavam se proteger do sol. Fotografei com o celular para colocar no meu Twitter esse absurdo e anexei a foto para vocês verem também. Os dois tentavam se proteger do sol. Para isso, um deles colocou uma camiseta na cabeça e o outro, que na foto parece estar tirando a camiseta, estava imóvel naquela posição há um bom tempo. Apenas puxou a camiseta por não ter com o que se proteger. Reparem também na aparência dos dois. Será que realmente eles têm idade para estar ali? Sei que esse novo tipo de publicidade é adotado por grandes empresas de Limeira (consequentemente anunciantes importantes), mas divido com vocês porque acho um assunto relevante a ser debatido. Enquanto outras cidades fecham o cerco contra a poluição visual imposta pela publicidade, Limeira parece regredir com a invasão dos anúncios itinerantes e com essa versão pioradas dos homens-sanduíche e que impõe a essas pessoas que precisam de renda uma situação vexatória. Caso queiram repercutir o assunto e se interessem pela foto, fiquem à vontade. Peço apenas cautela quanto a exposição da imagem de um dos meninos (já que o outro está de costas), que já foi suficientemente exposto pela empresa que presta o serviço, pelo anunciante e pelos próprios pais. Abraços, João Paulo Baxega

Nenhum comentário:

Postar um comentário