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quarta-feira, 14 de abril de 2010

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Pelo ensino da criação literária no Brasil Por Roberto Taddei Até o início do século passado, o aspirante a escritor que quisesse aprofundar-se na arte tinha poucas opções além da leitura dos clássicos da literatura mundial. Seria necessário, portanto, que boas traduções desses clássicos estivessem disponíveis na biblioteca pública mais próxima e que ao ler os referidos livros, o aspirante fosse astuto o suficiente para entender como se escreve um livro. Mal comparando, seria o mesmo que aprender a ser arquiteto apenas observando prédios, plantas e maquetes – o que não é impossível, embora esteja longe de recomendável. Também no começo do século a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo foi fundada. Ali, o aspirante a escritor – caso morasse em São Paulo ou tivesse condições de se mudar para a cidade – poderia contar com a ajuda de professores renomados na aventura de dissecar os clássicos das mais variadas formas, embora nenhuma delas sob o ponto de vista do escritor criador. O que se tinha tanto na faculdade de letras quanto nos cursos de advocacia que formaram tantos escritores era o gosto pela palavra escrita, o prazer da narrativa, e o saboroso e salutar (para o escritor) convívio com outros amantes das letras. Nesse mesmo período, na década de 30 do século passado, foi criado em Iowa, nos EUA, o modelo do workshop de criação literária. Oito décadas depois, todas as grandes universidades norte-americanas oferecem o curso como graduação ou pós-graduação. O formato tornou-se tão popular que são poucos os novos escritores do país que escaparam deste modelo de aprendizado. Na Inglaterra, Itália e França, cursos semelhantes também foram criados nas últimas décadas. O modelo do workshop norte-americano baseia-se na crença de que escrever se aprende lendo e escrevendo, mas para tanto é precisar passar do nível de diletante e adorador das letras e mergulhar a um patamar onde haja domínio das técnicas de escrita. O ponto crucial do modelo de workshop é oferecer aos aspirantes a chance de ser lido, apreciado e criticado por outros também escritores aspirantes.
Leia a matéria na Integra aqui: http://ow.ly/1ygKa

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