Seguidores

Arquivo do blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Economia Solidária 1º Seminário movimenta Câmara Municipal O primeiro Seminário sobre “Economia Solidária” reuniu cerca de 80 pessoas no Plenário “Vereador Vitório Bortolan” nessa quinta-feira (dia 25). O evento foi organizado pela Comissão de Assuntos Relevantes que estuda as condições de trabalho informal do setor de joia e bijuteria na cidade, que é presidida pelo vereador Ronei Costa Martins (PT), e pelos vereadores Carlinhos Silva (PDT) – Relator e Nilce Segalla (PTB).
Entre os presentes estavam: vereador Mário Botion (PR), vereador Valmir Gonçalves de Almeida (Iracemápolis), vereador Marco Antônio Kim (Americana), vereador Breno Portela (Araras), secretário de planejamento Antonio Cordeiro (Artur Nogueira), representantes de sindicatos, do Conselho Tutelar, empresários, trabalhadores do segmento, representantes de diversas associações de moradores.
Vereador Ronei destacou que o objetivo do seminário foi para tratar a informalidade neste setor. “Este é o setor mais importante para a economia de Limeira, precisamos discutir e trazer soluções “práticas” para retirar as trabalhadoras desta situação de exploração, garantindo dignidade a todos” disse Ronei.
O Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária ligada ao Ministério do Trabalho, Fábio José Bechara Sanches explicou para o público presente a perspectiva da Economia Solidária. “É uma forma de cooperativa, com empreendimentos coletivos, participação democrática e partilha dos resultados que abrange uma diversificação de segmentos sendo uma boa alternativa de renda”, explicou. “A Economia Solidária dinamiza a economia, reduz as diferenças sociais, organiza o setor com condições de trabalho mais dignas, gerando desenvolvimento mais justo para o setor”, completou Bechara.
A cidade de Osasco já trabalha com projetos voltados para a “Economia Solidária” e vem obtendo resultados positivos, conforme apresentou Sandra Praxedes, Coordenadora do Programa Osasco Solidária.
“Este programa desenvolve trabalho e inclusão, é voltado para emprego, trabalho e renda”, citou Sandra. “Não é o “salvador da pátria”, é uma proposta que nos convida a olhar com outra perspectiva as mudanças, o novo modelo sócio produtivo, a nova realidade”, ressaltou Sandra.
Um ponto destacado por Sandra em sua explanação foi de Limeira ter a sua vocação local. “Em Limeira o setor está desenvolvido, mas precarizado, e pode ser desenvolvido com ações em conjunto, potencializando os trabalhadores, a administração pública, os empresários. Podem ser promovidas ações além de Limeira, preparando o trabalhador para sair desta atual situação”, disse Sandra.
Deputado estadual Simão Pedro (PT), que é especialista em Cooperativismo parabenizou a iniciativa da Comissão em organizar o Seminário. “A sugestão é que Limeira busque no exemplo de Osasco um caminho para mudar a atual realidade do setor de joias e folheados. A Economia Solidária é o caminho para superar problemas sociais”, destacou o deputado.
Vice-Presidente da Cáritas Limeira, José Aparecido Vidotti aprovou a realização do Seminário. “A proposta deste trabalho é resgatar as pessoas que estão a margem do trabalho, que estão sem condições de subsistir, o que compromete toda estrutura da família”, disse. “Iniciativa como esta é importante e esperamos que o legislativo apresente um Projeto de Lei que incentive o trabalho em cooperativas, que trabalhe mais políticas públicas no município que fomente a geração de empregos”, completou Vidotti. A Secretária de Promoção Social de Artur Nogueira, Maria Monteiro acompanhou o seminário. “Este trabalho é importante para Limeira e toda região, que deve se integrar e fazer um movimento para fortalecer a Economia Solidária, buscando para a nossa região alternativas para juntas fomentar a política pública”, destacou.
Douglas Diogo dos SantosAssessor - Mandato Coletivo do Vereador Ronei Costa Martins
Site: http://www.roneimartins.com.br/ (19) 3404-7548

Nenhum comentário:

Postar um comentário