Seguidores

Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MULTAS

“Quando pega no bolso do motorista ele reclama”. A declaração é de um “funcionário” público que pertence ao alto escalão da Prefeitura de Limeira. A frase foi em resposta à um questionamento sobre a conduta de três agentes de trânsito que, na última segunda-feira, multaram e foram sarcásticos um motorista que estacionou seu carro sobre a calçada na Avenida Saudades, Centro.Realmente ninguém gosta de multa.
Além de ser uma despesa não planejada, ninguém sabe ao certo para onde vai o dinheiro que pagamos por cometer infrações no trânsito. É justo multar os errado. “Toda infração é passível de multa”, declarou o secretário de Transportes, Ítalo Ponzo Júnior ao Jornal de Limeira em uma matéria que fizemos sobre o segundo dia da Operação “Tolerância Zero”. Aqui está o ponto legal da coisa, afinal o Código de Trânsito Brasileiro está ai para garantir que o as vias públicas não fiquem piores do que já estão. Mas onde estaria a “compreensão”?O caso da Avenida Saudades é digno de uma análise um pouco mais aprofundada.
A via há alguns anos era um point de jovens. Assim como descrevi no post abaixo (“Limeira gira, gira, gira e não sai do lugar”), a Avenida Saudades era um desses carroséis limeirenses de jovens que não tinham o que fazer na noite da cidade. O “problema” causado por esse público foi resolvido com placas proibindo o estacionamento de veículos nos horários que costumavam se tornar o ponto de encontro deles.
Se a noite a avenida era dos jovens, durante o dia a via é do comércio. Acho que a Avenida Saudades é uma das mais bonitas da cidade. Bem arborizada, com um canteiro central simples, mas verde, calçadas largas e bastante sombra. Além de ser a principal via para os dois cemitérios que existem na região central, a avenida também é um dos poucos lugares da cidade que ainda sustentam alguns bares e a única boate de Limeira, além de ter lojas chiques de móveis, a cabeleireira mais cara da cidade, uma das escolas mais conceituadas e um prédio residencial muito bonito e uma igreja (que tem em todo canto nessa cidade...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário