Seguidores

Arquivo do blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AÇÕES GOVERNAMENTAIS

“João Fischer” - Área Visual reúne pais e usuários para apresentar novo local; aulas iniciam dia 18
As assistentes sociais do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) que atuam junto aos usuários do Centro Educacional “João Fischer” Sobrinho – Área Visual, instituição que atende deficientes visuais, reuniram nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, pais e alunos para apresentar o novo endereço da sede.
Na reunião, a equipe apresentou também as inovações no cronograma das atividades deste ano, que serão iniciadas no próximo dia 18. Entre as novidades, a Área Visual contará com setores interdisciplinares, inseridos à informática, plantão para adultos e atendimentos de grupo de mães, adolescentes e adultos para as orientações sobre o conhecimento dos direitos e deveres dos deficientes visuais na sociedade. Outra novidade é oferecer às mães, oficinas de aprendizado que podem inclusive ser aplicadas na geração de renda da família.
Para Adriana Casemiro Mastrelo, coordenadora da Área Visual, a mudança de local exige um período de readequação. “A mudança de endereço deixou nossos usuários bastante satisfeitos. Mas é necessário esclarecer que a adequação estrutural, prevista para os próximos meses, não irá interferir no início das atividades no próximo dia 18, de acordo com o calendário do ensino regular, onde grande parte dos nossos usuários está matriculada”, explica.
O novo local, à Rua Sete de Setembro, 805, no Centro, foi escolhido em comum acordo com membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, pais e usuários do “João Fischer” e a equipe técnica do Ceprosom para propiciar as condições necessárias para os usuários realizarem as atividades, como compras em supermercados, utilização do transporte público e passeios na praça.
O prédio possui um jardim com diversas formas geométricas, que receberão materiais para estimular o tato. Será instalada também uma minifazenda, com criador de peixes e galinheiro.
Nas salas internas, o projeto oferecerá coordenação pedagógica, fisioterapia, soroban no aprendizado de contas e uma biblioteca, onde os usuários terão acesso ao áudio book, uma forma de narração de histórias que serão gravadas pelos responsáveis técnicos do “João Fischer”.
Para Djalma Fernandes Teixeira de Souza, 29 anos e atendido no “João Fischer” desde os 10, a mudança de local possibilitará que outros usuários conquistem, como ele, a total independência de locomoção, que rendeu a inserção no mercado de trabalho. “Hoje posso dizer que sou independente, porque por meio das aulas no “João Fischer”, saio de casa e vou para o trabalho sozinho. Essa é a maior conquista para nós, portadores de baixa visão”, enfatiza.
O presidente do Ceprosom, Dionísio Gava Junior, esclarece que as mudanças estruturais serão iniciadas primeiramente no espaço externo, para depois se estender às alterações internas. “Os alunos poderão retornar as atividades com total comodidade, até que as demais mudanças, como piso tátil, direcional e alerta, placas de identificação em braile, adequações no espaço interno dos banheiros, construção de rampas de acesso, alargamento de portas sejam finalizadas dentro das normas de acessibilidade”, informa.
Sandra Alves Assessoria de Imprensa e Comunicação (Mtb 45.566)
Fundo Social de Solidariedade e CeprosomPrefeitura de Limeira/SP (19) 3495-4440 / 3444-4244 sandra.alves@ceprosom.com.brwww.limeira.sp.gov.br
Em Tempo: Quem lê este realese da Prefeitura, imagina se tratar de uma benfeitoria do Executivo e uma proposta inclusiva para as pessoas com deficiência e em particular os ceguinhos. Como sempre, esta administração não diz a verdade e a oculta. Desde meados de 2008, os deficiêntes visuais e suas familias, vinham sofrendo em função de medida tomada pela Prefeitura, que deslocava os atendidos pelo Centro João Fischer de uma sede no centro para a periferia da cidade, dificultando o acesso, bem como o transitar pelas ruas centrais, onde os cegos já estavam acostumados há muitos anos. Além disto o local proposto tinha instalações precárias em relação a adaptação aos deficientes. As famílias e os cegos, então viram que o único caminho era a organização e a luta, já que no primeiro momento o governo recusava-se a dialogar e buscar uma solução justa. Vários movimentos foram realizados, onde Vereadores, entre eles o Ex Vereador José Carlos Pinto de Oliveira(PT), e os atuais Mario Botion (PR) e Paulo Hadick(PSB), além do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência, sob a Presidência do meu amigo Joaquim Lazari. Portanto, a nova sede não foi um presente do Prefeito, muito menos sua iniciativa, ela é resultado da mobilização popular. Parabéns as Familias, aos ceguinhos, ao Conselho, aos Vereadores e outros envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário