Seguidores

Arquivo do blog

domingo, 19 de julho de 2009

NOTÍCIAS DO VELHO CONTINENTE

"A partir de hoje, estarei postando aqui mensagens do companheiro Rodrigo José Paixão, cientista político, que esta na Europa em uma viagem de intercambio, político e cultural. Serão relatos do que esta acontecendo por lá, fatos as vezes não noticiados pela imprensa Brasilis." Ola pessoal!
Cheguei em Lisboa no final da noite de ontem. Escrevo rapidamente para dizer que acompanhei bem de perto os ultimos protestos de juventude da periferia francesa, na madrugada do dia 14. No dia 13 a noite, retornava para a casa do Cedric, um economista ligado ao NPA e que mora na 18º bairro de Paris (arrondsemant).
Na tarde do dia 13, na cidade de Montreuil, ao lado de Paris, um jovem perdeu a visão de um dos olhos durante uma violenta repressão da policia a companheiros de um movimento por moradia.
Como resposta a violência policial, os jovens, na grande maioria franceses mesmos, ou filhos de trabalhadores franceses ou porque são imigrantes de 2ª ou 3ª geração, articularam na virada do dia 13 para o dia 14 (aniversario da queda da bastilha) fortes protestos por melhores condições de vida, por emprego e contra a violência policial. Por coincidência e sorte, vi em tempo real levantarem barricadas e colocarem fogo em carros.
A policia admite que quase 400 carros foram queimados, mas deve ter sido mais porque os jornais oficiais, tendem a minimizar. Destaco o seguinte:- Nunca vi de perto uma juventude tao corajosa. Enfrentavam de frente a policia com bombas, foguetes e o que mais tivesse perto,- A articulação do movimento deles e muito rápida e feita através de mensagens de sms, internet, etc- Pelo que percebei nem a inteligência da policia do Sarkozy esperava algo grande como foi. -
Enquanto os policiais chegavam em um lugar, outras ações aconteciam em outras partes da cidade- 240 foram presos, mas tudo indica que não recuarão.
Tirei umas fotos, que não ficaram lá muito boas porque estava de madrugada (acompanhei ate as 3 horas) e eram centenas de policiais dando tiros de borracha e mandando bombas de gás. E sintomático que no momento de crise econômica, onde 3000 são demitidos por dia na França, um protesto desse aconteça a margem e apesar do movimento sindical e da maioria dos partidos de esquerda
Abraço
Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário