Seguidores

Arquivo do blog

quinta-feira, 30 de julho de 2009

BAÚ DA CULTURA DE LIMEIRA II

MATRACA- Movimento Artístico Trajano Camargo-
Fundei o MATRACA (Movimento Artístico Trajano Camargo) nos anos 70, quando comecei a lecionar em Limeira, no Trajano. O período foi de enorme efervescência cultural naquela escola, pois ali nasceram os festivais de música (Felice- Festival limeirense da Canção estudantil), as Rodas de Poesia, o teatro...
Eu dava aulas de Biologia e Ciências, mas me dedicava de corpo e alma à direção do grupo de teatro. Estreamos com uma montagem de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, seguindo-se uma colagem de textos que eu chamei de “Pedaços de Azul”.
Passei a escrever especialmente para o grupo, e assim montamos “Kyrie” (inspirada nas ópera-rocks famosas na época), “A Libertação” (adaptação livre de Bodas de Sangue, de Garcia Lorca), “Ordens do Rei” (uma metáfora sobre a situação dos jovens da época, que viviam sob a censura do regime militar) e “Adeus, Avena” - um drama com músicas minhas e de Joaquim Prado, parceria que viria a ser o ponto de partida para a criação do Grupo Avena, que depois se consolidou na música e levou o nome de Limeira para todo o Brasil, através das vitórias em mais de 200 festivais de MPB e aparições em todos os canais de TV, sendo 11 vezes no Som Brasil, da Globo, que no início era um programa semanal.
Com a minha saída do Trajano, no início dos anos 1980, acabou o Matraca. Recentemente, uma tentativa de reviver o grupo na escola não vingou. No seu auge, o Matraca lotava o auditório do Trajano e arrebatava prêmios em festivais. “Ordens do Rei” venceu uma mostra regional de teatro realizada em Rio Claro".
José FARID Zaine- Vereador, Professor, Secretário de Cultura de 2005 a 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário