A Memória do Futuro: Ciclo de palestras sobre o futuro das bibliotecas na Biblioteca de São Paulo
(…) no paradoxo
absurdo de uma
(porventura)
memória do futuro.
Haroldo de Campos
“Se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem e, volto a recordar, à medida do homem quer também dizer alegre, (...) isto é, uma biblioteca onde apeteça ir e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres.”
Umberto Eco
Para onde vamos? Eis uma pergunta que não cessa de rondar todos aqueles que se dedicam ao universo da leitura. As bibliotecas estão condenadas? Sumirão do mapa ou assumirão novas funções na sociedade? Vamos refletir um pouco sobre estas e outras questões na mais nova e instigante biblioteca do país.
O ciclo A Memória do Futuro reúne grandes especialistas em bibliotecas para conversarem com bibliotecários, mediadores de leitura, responsáveis por acervos bibliográficos e interessados em geral sobre os rumos possíveis para as bibliotecas no mundo contemporâneo.
A cada semana, toda terça-feira de manhã, a Poiesis – Organização Social de Cultura e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas trarão para a moderna Biblioteca de São Paulo, que por si só já aponta tendências para o futuro da leitura, grandes especialistas no assunto para trocarem considerações com os responsáveis pelas bibliotecas públicas dos municípios paulistas.
Dia 18/5 – 10h
Edmir Perroti
Professor e Diretor Científico do Colaboratório de Infoeducação, na ECA/USP; criador do premiado projeto da Rede de Bibliotecas Escolares de S.B.do Campo e das inovadoras Estações do Conhecimento (Pq.da Juventude e Paraisópolis, em SP). Consultor do MEC, MINC, Secretarias de Educação, ABRINQ. Autor de Um texto sedutor na literatura infantil; Confinamento cultural, infância e leitura. O bordado encantado (prêmio FNLIJ).
Dia 25/5 – 10h
Luís Milanesi
Professor Titular da USP/Escola de Comunicações e Artes. Diretor da ECA entre 2005 e 2008. Implantou e dirigiu o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo entre 1983 e 1995. Criou e implantou o Mapa Cultural Paulista. É autor de O que é Biblioteca e A Casa da Invenção (entre outros).
Dia 1/6 – 10h
Cláudio de Moura e Castro
Formado em Economia pela UFMG, mestre pela Universidade de Yale e doutor pela Universidade de Vanderbilt. No exterior, foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), Economista Senior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais. Atualmente é Assessor Especial da Presidência do Grupo Positivo. Autor de mais de 35 livros e mais de trezentos artigos científicos, é articulista da Revista Veja.
Dia 8/6 – 10h
Antonio Miranda
Bibliotecário graduado na Venezuela, com mestrado na Inglaterra e doutorado em comunicação pela ECA/USP. Poeta, escultor, ensaísta, foi o criador do sistema COMUT de intercâmbio de documentos da CAPES/MEC, ex-diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/MCT e atual diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, mantém uma site sobre ciência da informação e portal de poesia ibero-americano: www.antoniomiranda.com.br com mais de um milhão de visitas por ano.
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2089-0800
www.bibliotecadesaopaulo.org.br
www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com
As palestras são gratuitas, abertas a todos os interessados, com vagas limitadas à capacidade do auditório. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: contato.spel@poiesis.org.br
Extraído: http://ow.ly/1OnvT .
Eu li!
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário