Íntegra do relatório da comissão da Câmara que estudou trabalho informal no setor de joias
A Câmara Municipal de Limeira divulgou hoje o relatório final da comissão de assuntos relevantes para estudar as condições de trabalho informal do setor de joia folheada e bijuteria.
Em nota distribuída pela Câmara, o vereador Carlinhos Silva disse que "todas as sugestões apresentadas devem ser encaminhadas ao prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), Ministério do Trabalho, Ministério do Trabalho, Secretaria Regional do Trabalho de Piracicaba, Secretaria Nacional de Economia Solidária [Senaes], Associação Limeirense de Joias [ALJ] e ao Sindijoias".
Leia a integra da matéria aqui: http://ow.ly/1YEkB .
COMENTÁRIO DO BLOG: O que estamos vendo em Limeira há mais de três décadas, é literalmente o trabalho semi escravo e de exploração de mão de obra infantil. Não existe outra conclusão, para a realidade do setor de folheados. Penso que as medidas propostas pela comissão, ainda são muito tímidas, no quesito exigir responsabilidades, por esta situação. Uma denuncia a organismos nacionais e internacionais de combate a exploração infantil e trabalho escravo, não é citada no relatório. Nem tão pouco, o texto se refere a doenças oriundas do uso de materiais tóxicos. Penso que o trabalho de conscientização é importante, mas criar mecanismos de cobrança da responsabilidade se faz necessário. Não sei se ter como única alternativa programas de cooperativas é o caminho. Em minha opinião, o resultado poderia ser melhor, ter envolvido um conjunto maior de entidades e lideranças, quebrando o aspecto corporativo da questão. Porém sugiro que o debate não se esgote e que um fórum permanente seja criado (ponto que deveria estar no relatório), para a busca de soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário