Pela primeira vez UERGS terá eleição direta para reitor
Estudantes, professores e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), parciparão de um momento histórico no mês de julho. No dia 02 do próximo mês, acontecerá a primeira eleição direta para reitor da instituição. Em dez anos de funcionamento, é a primeira vez que a comunidade acadêmica poderá se manifestar diretamente sobre o futuro da universidade.
Três chapas estão inscritas para a eleição, sendo que as chapas 1 e 3 fazem oposição a atual reitoria, que foi indicada pela governadora Yeda Crusius. A chapa 2 é aliada ao governo do estado.
De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da UERGS, Aragon Érico Dasso Jr, o voto de professores, estudantes e funcionários terá o mesmo peso. Ele afirma que os debates entre os candidatos ocorrerão nas sete regiões em que a universidade tem sede. Para Dasso Jr, a eleição significa um passo para a democratização da UERGS.
“Essa eleição representa, de fato, a internalização democrática da universidade. Todas as universidades públicas do Brasil têm como regra, eleger seus reitores. A nossa universidade ao longo desses 10 anos não tinha essa prerrogativa a disposição. Essa prerrogativa estava na mão do comando político do governo. Isso vai representar uma reitoria legítima, uma reitoria que tem a legitimidade do voto, portanto tem a legitimidade da comunidade e isso significará, provavelmente, uma pacificação dentro da própria universidade.”
Aproximadamente 100 professores, 150 funcionários e 3 mil estudantes devem participar da eleição.
De Porto Alegre, da Radioagência NP, Bianca Costa.
Extraído: http://ow.ly/1XPMh .
Eu li!
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário