Seguidores

Arquivo do blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A UNIVERSIDADE E A MINI SAIA

“Twitters, blogs e minissaia”.
Por Laíre Rosado.
(Fonte: Caderno Opinião – Jornal O Mossoroense, www.jornalomossoroense.com.br).
A ideia que se tem é que a juventude atual tem liberdade excessiva. Pode se constatar diferença no relacionamento dos filhos com os pais, mais liberdade sexual, emoções mais fortes que vão de simples baladas ao consumo de drogas, tudo sob um olhar complacente da sociedade. Por isso foi que causou surpresa a reação de alunos da Universidade Bandeirantes, de São Bernardo do Campo, que promoveu um linchamento moral e quase físico a uma universitária, estudante de turismo, por estar usando um vestido considerado curto demais pelos colegas. É certo que São Paulo é um Estado conservador, mas o espanto foi o fato acontecer em uma Universidade. Por conta dos modernos meios de comunicação, o mundo inteiro tomou conhecimento, de imediato, do que acontecia na Universidade Bandeirantes. A primeira interpretação é que seus dirigentes não contiveram o excesso com receio de perderem o pagamento da mensalidade dos arruaceiros. A jovem teve que passar por um corredor polonês com a turma gritando "estupra", como palavra de ordem. O movimento foi considerado atrasado e preconceituoso de parte da sociedade brasileira, num momento em que o país se moderniza e essa abertura dos jovens deveria coincidir com o ambiente universitário. Agora, as moças terão receio de usar roupas tidas como arrojadas.
Em nota oficial da instituição, a Uniban tentou jogar a opinião pública contra a estudante, responsabilizando-a por atitude provocativa para chamar atenção dos rapazes. E teve mais, Geisy, a universitária, foi expulsa por flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade. Nada de advertência ou suspensão, mas expulsão direta e imediata.
Com isso, a estudante teve um momento de dúvidas, considerando-se realmente culpada, vítima das pressões experimentadas. A blogueira cubana Yoani Sanchez, que está sendo notícia por toda parte, comentou o episódio dizendo-se vítima recente por parte de agentes do serviço secreto de Cuba.
Mesmo que a estudante tenha exagerado no diminuto tamanho da saia, num regime democrático como o que existe no Brasil, não pode aceitar esse tipo de reação. O Ministério da Educação está pedindo explicações à Uniban, que tenta culpar a vítima pela agressão sofrida. Tudo isso chegou ao conhecimento público graças às técnicas modernas de comunicação. As provas ficaram registradas graças às filmadoras dos celulares, com circulação imediata em blogs e twitters. É a internet fazendo a ligação global de comunicação, sem a necessidade de buscar espaço nos tradicionais órgãos de imprensa. Quanto ao tamanho da saia, isso é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário