Seguidores

Arquivo do blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ELEIÇÕES GERAIS NO PT

Eleição à presidência do PT vai a 2.º turno em Limeira
(24/11/2009)
Bruna Lencioni
As eleições à presidência e dos diretórios nacional, estadual e municipal do PT, aconteceram anteontem. Em Limeira, a votação foi histórica - a maior registrada pela sigla. Os 355 votos contabilizados levaram a disputa da presidência ao segundo turno, que será no dia 6 de dezembro.
A candidata mais votada foi a atual presidente do PT em Limeira, Neide Gonçalves. Foram 151 votos pela permanência da bancária aposentada, militante do partido, no cargo. O número não representou a maioria dos votos, por isso, o segundo turno foi inevitável. Os outros dois candidatos, Wilson Cerqueira e Roberto Dias, tiveram a mesma quantidade de votos - 90 cada. É possível que para o segundo turno, um deles retire candidatura, numa tentativa de ganhar força através de aliança, contra Neide.
Wilson afirmou que não é impossível acontecer a renúncia de alguma canditatura. “Precisamos sentar e conversar. Ainda não falei com nenhum dos dois candidatos”, ponderou. Roberto Dias manteve uma postura mais pragmática na hora de declarar se é possível ele ou Cerqueira retirarem a candidatura. “Estamos abertos para conversar com os dois grupos. Mas vamos defender a oposição ao governo Félix”, disparou, num comentário que aparentemente avisa Neide sobre a não conformidade de ideias com a ala moderada do PT, acerca de uma possível mudança de conduta nas relações com a administração do prefeito Silvio Félix (PDT).
Neide avaliou como positivo o resultado das eleições, mesmo com o desafio de um segundo turno pela frente. Além disso, lembrou que várias forças a apoiam. “Estamos otimistas e vamos fazer agora um trabalho com as forças que me apoiam”, destacou a candidata.
CHAPAS
Quatro chapas disputaram vagas na direção do PT em Limeira, três delas com candidatos à presidência. A mais votada foi a da corrente do vereador Ronei, que também conta com o ex-vereador Nelson Caldeiras, além de Antonio Carlos Lima, na militância. A chapa “Juntos Somos Fortes” teve 90 votos. Mais da metade dos votos de Neide veio de petistas dessa corrente. Ronei era candidato, mas retirou e se aliou à Neide.
A chapa “Esquerda Militante e Socialista”, lançada por Roberto Dias, teve 89 votos, tendo como simpatizantes membros do Movimento dos Sem-Casa, por exemplo. Já a chapa lançada pelo candidato Wilson Cerqueira, a “Esquerda Socialista”, ganhou 77 votos, levando líderes comunitários e sindicalistas às urnas em favor da proposta do político. A menos votada foi a chapa “Fortalecendo o Partido”, com 61 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário