Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

COPIANDO E REPASSANDO

"Esta secção, tem como objetivo socializar através da leitura dos posts uma obra literária de vulto. Todo dia será postado um texto do livro a ser abordado. Quem tiver sugestões e queira colaborar, envie nome das obras ou as mesmas para este exercício de compartilhar arquivos e conhecidos. Endereço Eletrônico: revupoeta@yahoo.com.br ou revupoeta@gmail.com “.
A OBRA
Vamos iniciar com a coletânea Mulheres, que reuni textos do escritor Uruguaio Eduardo Galeano. A obra compõe escritos de vários livros do autor, como a trilogia Memória do Fogo, O livro dos Abraços, Vagamundo, Palavras Andantes, Dias e Noites de Amor e Guerra, entre outros. Galeano autor do best seller As veias abertas da América Latina, faz uma homenagem carinhosa a mulheres ilustres e anônimas que ajudaram a construir a História das Américas.
O TEXTO
A CULTURA DO TERROR/2
Ramona Caraballo foi dada de presente assim que aprendeu a caminhar.
Lá por 1950, sendo ainda menina, ela estava como escravazinha numa casa de Montevidèu. Fazia de tudo, a troco de nada.
Um dia, a Avó chegou para visita-la. Ramona não a conhecia, ou não se lembrava dela. A Avó chegou vinda do interior, do campo, muito apressada porque tinha que regressar em seguida. Entrou, deu uma tremenda surra na neta, e foi embora.
Ramona ficou chorando e sangrando. A Avó tinha dito, enquanto erguia o rebenque: - Você não esta apanhando por causa do que fez. Está apanhando por causa do que vai fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário