62 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL: Exposição e livro sintetizam história dos Direitos Humanos
Com a presença do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), será inaugurada nesta sexta-feira (10), em Belo Horizonte (MG), a exposição Direitos Humanos, imagens do Brasil, com curadoria de Denise Carvalho. Na oportunidade, haverá o lançamento do livro de mesmo nome, de autoria do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, com projeto gráfico de Victor Burton. As atividades integram a 5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença.
Imagens históricas - O volume conta com dois ensaios curtos e 156 imagens históricas. A parte inicial contextualiza a luta pelos direitos no plano internacional e a segunda seção, dedicada ao Brasil, começa com a chegada dos portugueses, no século XVI, e vem até os nossos dias. A exposição apresenta 60 imagens do livro ampliadas e contextualizadas através da história.
Para Vannuchi, “o foco principal do livro é o nosso país, mas a narrativa começa traçando um abrangente cronograma mundial, desde o Código de Hamurabi até a atualidade, passando pelas luzes da Revolução Francesa e pela Declaração Universal, aprovada pela ONU em 10 de dezembro de 1948”. No caso brasileiro, “As profundas marcas deixadas pela escravidão e pelo extermínio de índios, assim como a persistência tenaz das lutas dos trabalhadores e dos movimentos populares, são registradas com destaque”, diz ele.
Segundo Vannuchi, tanto a mostra quanto o volume buscam “fortalecer o chamado Direito à Memória e à Verdade, seja no Brasil, seja em países vizinhos que viveram, como nós, entre os anos 1960 e 1980, graves interrupções da vida institucional, com a instalação de ditaduras mantidas à custa do terror de Estado, da censura e da intolerância”.
Realização e patrocínios
A exposição e o livro contam com apoio institucional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e são patrocinados respectivamente pela Petrobras e pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com recursos da Lei Rouanet. A realização é da Dinâmica Produções Culturais e a produção é da Aori Produções Culturais.
A 5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Exposição Direitos humanos, imagens do Brasil
Local: Museu de Artes e Ofícios:
Praça Rui Barbosa s/n Centro 30160-000 Belo Horizonte MG
info@mao.org.br
[31] 3248 8600
Abertura: 10 de Dezembro de 2010, a partir das 19h
Visitação: 11 de Dezembro de 2010 a 10 de janeiro de 2011
Horários: Terça, quinta e sexta-feira de 12:00h às 19:00h
Quarta-feira de 12h a 21h
Sábado, domingo e feriados de 11h as 17h
Grupos escolares: Terça a sexta-feira de 9h as 12 (agendamento prévio)
http://www.direitoshumanos.gov.br/2010/12/62-anos-da-declaracao-universal-exposicao-e-livro-sintetizam-historia-dos-direitos-humanos
Email: jbenebarros@yahoo.com.br
Blog: http://www.profjosebenedito.blogspot.com
Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias... a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos-humanos-declaracao-universal.html
ResponderExcluir