Seguidores

Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PEÇA POLÍTICA DE PUBLICIDADE

O comercial da "maioria silenciosa": Nixon 1968
A peça publicitária que marcou a volta do político norte-americano ao poder Tudo começou 6 anos antes. Na semana de 4 a 10 de novembro de 1962, Richard Nixon foi declarado "politicamente morto", pelos jornais e televisões de todo o país. A rede ABC apresentou um programa de meia hora cujo título era "obituário político de Richard Nixon".
Em 1962, Richard Nixon foi declarado politicamente morto pelos jornais e televisões dos Estados Unidos
Não era para menos. Tendo sido Vice-Presidente da República nos dois governos de Eisenhower, perdera, em 1959, uma eleição que inicialmente era considerada imperdível, para o pouco conhecido Senador John Kennedy. A seguir, em 1962, perdeu a eleição para o governo do estado da Califórnia para o inexpressivo governador Pat Brown.
Na manhã seguinte à derrota na California, em entrevista coletiva para mais de cem jornalistas, Nixon fez a declaração que ficou famosa, comunicando que estava abandonando a política para sempre. Num tom ressentido, contra os jornalistas que nunca foram simpáticos com ele, disse: "Deixo-os agora, e vocês vão escrever isto.(...)Mas, quando eu os deixar, quero que pensem no quanto estão perdendo. Vocês não terão mais Nixon para se divertir (to 'kick around'), pois esta é a minha última entrevista para a imprensa...."
Havia, pois, sobradas razões para considerar que a carreira de Nixon estava definitivamente sepultada. Seis anos mais tarde Nixon seria eleito Presidente dos EUA, vencendo a Hubert Humphrey, vice-presidente de Johnson.
De 1962 a 1968, Nixon viajou muito, trabalhou como advogado em New York, e continuou fiel ao partido republicano, fazendo campanha para os candidatos do partido. Tornou-se uma referência obrigatória no partido republicano, acima dos seus conflitos internos, sem nada pleitear para si, e, pouco a pouco, foi recuperando o antigo prestígio junto à opinião pública americana.
Em 1968 a presidência, pela qual tanto lutara sem conseguí-la, veio ao seu encontro. Tudo conspirou para fazê-lo presidente: No partido democrata, Johnson desistiu de tentar a reeleição, em razão do desgaste provocado pela Guerra do Vietnã;
Bob Kennedy, que ia ser o candidato democrata com grandes chances de vencer, foi assassinado no momento em que comemorava a vitória nas primárias do estado da Califórnia; Humphrey, Vice de Johnson, representava um governo desgastado politicamente; Seus adversários no partido republicano eram fracos e não representavam uma ameaça à sua escolha, como indicavam as pesquisas de intenção de voto;
Mais do que isto tudo, o país tinha mudado. A crise política interna, provocada pela Guerra do Vietnã, dividira a população profundamente. O conflito entre "falcões e pombas", ativistas contra a guerra e "patriotas" pró-guerra, dividia em campos opostos amigos, famílias, intelectuais, jornalistas, políticos;
O conflito transbordara para as ruas em manifestações diárias e confrontos com a polícia, e entre os grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário