Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FORMAÇÃO POLÍTICA

PSOL realiza Curso de Formação Política nas férias Nos últimos dias 23, 24 e 25 de janeiro ocorreu o Curso de Formação Política da regional de São Paulo do Movimento de Esquerda Socialista (MES), corrente interna do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Tendo como tema “A atualidade do Marxismo”, o evento aconteceu em um sítio na cidade de Atibaia e reuniu quase 100 participantes da capital e do interior para a discussão dos elementos centrais do marxismo e suas aplicações na luta dos trabalhadores, no mais intensivo de uma série de cursos já realizados.
Realizado em um ambiente de solidariedade socialista e auto-organização, o curso foi dividido em três módulos: 1-Introdução ao marxismo e Lógica Marxista; 2-Sociologia Marxista e o materialismo histórico; 3- Partido, Programa e Política. Buscando responder questões centrais do marxismo e dotar os militantes presentes de ferramentas teórico-políticas para melhorar a atividade cotidiana, formaram-se grupos de estudo que fizeram a leitura dos textos e debateram esses temas e outras questões da realidade. As cartilhas sobre cada tema foram preparadas pela Comissão de Propaganda do MES, nas quais se incluem textos dos revolucionários Marx-Engels, Lênin, Trotsky, Ernest Mandel e Nahuel Moreno.
Através de duas palestras do companheiro Pedro Fuentes, secretário de relações internacionais do PSOL, e da leitura profunda desses textos em grupos, militantes e ativistas de diversas origens debateram elementos centrais da teoria marxista para aprimorar a capacidade de leitura da realidade e a intervenção na luta de classes.
Na última noite do curso, uma bela atividade cultural inspirada nos saraus da periferia de São Paulo e que exaltou a cultura popular e a arte de resistência através de músicas, poemas e outras apresentações realizadas pelos próprios cursistas, emocionando e fortalecendo o espírito militante de todos.
O balanço do curso foi positivo para todos os presentes e validou o grande esforço coletivo empregado em sua construção, culminando na filiação ao PSOL de importantes lutadores sociais presentes e na reafirmação do compromisso de novos e velhos militantes com a transformação social. O MES/SP agradece todos os participantes pelo ótimo desenvolvimento da atividade e deixa aberto o convite para nossas futuras atividades. Partido Socialismo e Liberdade Movimento Esquerda Socialista Regional São Paulo -- __________________________________(19) 8810-5110

Nenhum comentário:

Postar um comentário